Musica

Evandro Fióti lança alento pop “Vem pra Curar”, parceria com Marissol Mwaba que bebe em variadas fontes da música negra afro-diaspórica

Ao longo de sua trajetória, Evandro Fióti entendeu que era importante assumir papéis estratégicos pelo avanço coletivo. Ele desenvolve esse compromisso com notoriedade e, não à toa, o seu nome está ligado a projetos que entraram para a história e impactaram a sociedade e o seu entorno. Por mais que o cargo de empreendedor e de mente brilhante do mercado da música estejam nos holofotes de forma frequente, é quando está no estúdio — produzindo a sua própria arte — que o cantor e compositor paulistano se recarrega e encontra a sua potência.

Anúncios

Após a sua estreia fonográfica, com o elogiado EP Gente Bonita (2016), e mais alguns singles, entre eles “Quando For Falar de Amor”, Evandro Fióti retoma um processo intenso de composição. O resultado dessa imersão pode ser conferido a partir do dia 22 de setembro, quando ele apresenta a nova canção “Vem pra Curar”, parceria com a cantora e compositora Marissol Mwaba. A data escolhida para o lançamento, mesmo dia da chegada da Primavera, não foi à toa.

Trata-se de uma referência ao período que antecede o verão, ou seja, conecta o momento grave que a sociedade está passando com a possibilidade de um futuro melhor, sendo a música responsável pelo diagnóstico de mazelas e também pela cura do ser humano. “Vem pra Curar” é uma canção que fala sobre amor próprio, afeto e ganhou um videoclipe com a participação especial de Marissol Mwaba.

“A inspiração da letra veio da percepção que tive do poder que a música tem na nossa alma. Ao escrever a canção, comecei a ver com muita clareza as angústias que sofri na infância pelas violências e opressões ligadas diretamente a cor da minha pele e como, por meio da arte, eu fui resgatando parte da minha humanidade e resgatando a minha autoestima, mas os traumas ficam, infelizmente”, comenta Evandro Fióti. “Eu queria retratar o sentimento de gratidão que tenho por ter sido encaminhado pelos meus orixás e pela minha mãe para me reconhecer negro em diáspora e as consequências disso”, ele complementa. 

Ao longo da pandemia, Evandro Fióti usou a música como meio de conexão com as pessoas. E, em algumas lives, chegou a tocar “Vem pra Curar”, canção composta — em coautoria com Marissol Mwaba — uma semana antes do início do isolamento social no Brasil. “A gente compõe juntos desde 2018. Costumo dizer que a Marisol complementa a minha alma musical”, ele revela. “Recebi mensagens muito profundas sobre a importância que essa canção teve na vida das pessoas que a ouviram durante as minhas lives. O papel da música é fazer bem às pessoas e essa canção já salvou vidas mesmo antes de ganhar o mundo oficialmente”, afirma. Foi durante o período de distanciamento social, inclusive, que o artista voltou a aprofundar os estudos musicais que vão marcar a sua nova jornada artística. “Vem pra Curar” funciona como um single de transição entre a primavera e o verão pessoal do artista.

Produzida por Fióti e  Mônica Agena, que já tocou com Natiruts, Emicida, Rael e também assina a produção do último single de Fióti, “Quando for Falar de Amor — Summer Song”, “Vem pra Curar” é um reggae, com sonoridade acústica em tonalidade maior. Ela chega com o intuito de ser uma música leve capaz de proporcionar bem-estar, acalanto e afeto. “Gosto da relação espiritual que a cultura rastafari e o reggae trazem como estilo de vida, acredito na música como poder de cura e quis traduzir isso nessa composição. Essa sonoridade tem potencial de dialogar de maneira ampla com as pessoas, sem preconceito ou classe social, mas, ao mesmo tempo, com identidade e personalidade enraizada na cultura negra e na filosofia dos povos Bantu, que são nossos ancestrais e contribuíram para o legado da nossa cultura desde que foram sequestrados de África nos navios negreiros ”, finaliza Fióti. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: