Noticias

Racismo de Luísa Sonza: ao acatar pedido de indenização, cantora assume culpa ou está apenas abafando o caso?

Luiza está sendo processada por danos morais por Isabel Macedo, que a denunciou após a cantora ter a confundido com uma funcionária da festa onde estavam. Artista diz que vai acatar o valor pedido pela autora.

Após ser pressionada pelos internautas, Luisa Sonza, que está sendo processada por danos morais pela Advogada, Isabel Macedo, veio a público dizer que vai acatar o pedido da autora e pagar uma indenização de 10 mil reais por pensar que Isabel era funcionária de festa onde elas estavam.

Luisa Sonza – Foto: Reprodução Instagram
Anúncios

Entenda o caso

Luísa Sonza é alvo de um processo movido pela advogada Isabel Macedo, que ainda em 2018 alegou ter sido vítima de racismo por parte da cantora. O caso aconteceu numa festa, onde Luísa teria se aproximado de Isabel e pedido para a mesma pegar um copo d’água para ela, dando a entender que ela estava ali como uma funcionária que deveria servi-la.

Em depoimento à repórter Thais Bernardes, do site Notícia Preta, Isabel relembrou os detalhes do que teria ocorrido.

“Ao voltar do banheiro, fiquei próxima do palco para ouvir a música. Era meu aniversário, e eu tinha viajado sozinha. Estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso, parei atrás da Luísa. No evento tinham vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: ‘Pega um copo d’água pra mim?’. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou: ‘Você não trabalha aqui?’”.

Isabel diz ter questionado então o motivo de a cantora supor que ela trabalhasse servindo os convidados. “Não é isso que você está pensando”, teria dito Luísa.

O processo foi aberto em 2019 e tornou-se de conhecimento público em 2020. Ele voltou à tona na última semana, pois uma audiência que estava marcada foi suspensa.

Silêncio da artista causou revolta nos internautas

Devido ao silêncio da artista, que demorou vários dias para se pronunciar, os internautas começaram a cobrar um posicionamento acerca das denúncias. 

Sendo assim, na noite de ontem (19) a cantora finalmente veio a público através de uma postagem em suas redes sociais para dizer que está “acatando o valor pedido pela Autora”. 

Anúncios

Leia a postagem de Luisa Sonza:

“Estou acompanhando tudo e meu silêncio nesses dias não é porque não queira falar sobre o assunto, mas porque eu precisava desse tempo para refletir, conversar com as pessoas e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não.

Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim.

Anúncios

Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas à questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia. Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que

alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não. Por isso, a minha decisão é solicitar uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela Autora.

Eu não tenho medo de colocar os meus privilégios, que reconheço que tenho, à disposição para chamar atenção pra essas questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação.

Por fim, quero esclarecer que esse caso veio a público em 2020, quando foi aberto, e é um processo de danos morais – não estou respondendo por processo criminal, como foi divulgado, e não há nenhum outro em andamento.”

Anúncios

Opinião: Postagem de Luísa diz muito sobre ela mesmo e pouco sobre o que realmente importa

É importante lembrar que desde que o processo movido contra a artista veio à tona em 2020, Luísa se posicionava como inocente, chegando até a fazer postagens em suas redes sociais afirmando que a alegação se tratava de uma “acusação absurda” e que era “mentira”.

Postagem de Luisa Sonza em seu twitter, onde a mesma diz que as acusações eram mentira. – Imagem: Twitter

Em nota divulgada pela sua assessoria em 2020, através do seu advogado, José Estavam Macedo Lima, afirmava que as acusações vinham em “momento  oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista” e que ela “nunca ofendeu ou discriminou qualquer pessoa”. Veja nota completa ao final da matéria.

O estranho é, que após dizer publicamente que as acusações eram falsas, Luísa volta às suas redes sociais com um discurso totalmente diferente, com um tom de “autoconhecimento”, tomando bastante cuidado para não assumir explicitamente que foi racista, mas afirmando que está “lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor”. 

Anúncios

A questão é que se ela fosse mesmo inocente e a Isabel estivesse atrás do seu dinheiro, que sentido teria aceitar pagar a indenização pedida pela advogada?

A declaração feita pela cantora nem de longe parece um pedido de desculpas à Isabel, e soa mais como uma estratégia dos seus advogados, junto com a sua assessoria, para tentar colocar um ponto final no caso que já se arrasta há quase 4 anos.

Argumentos como, “oportunidade para tentar ser melhor” e “perceber a dor do outro”, não soam nem um pouco sinceros.

Nota da assessoria jurídica de Luísa Sonza em 2020

“A assessoria jurídica da artista Luísa Sonza, através do seu advogado José Estavam Macedo Lima, vem a público informar que tomou conhecimento do referido processo pela mídia. Que a cantora até a presente data não foi citada de nenhuma ação que venha a lhe imputar o fato que está sendo noticiado. Que as acusações são falsas, inverídicas e vêm em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista.

Informa, ainda, que nunca ofendeu ou discriminou qualquer pessoa.

Anúncios

Causa estranheza as acusações de racismo, pois até a presente data a artista não recebeu qualquer notificação das autoridades policiais sobre a suposta investigação. Todas as medidas administrativas e judiciais serão adotadas para proteger a honra e a intimidade da artista.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: