Matérias

Igreja mais antiga de Tiradentes foi construída por escravizados e chama a atenção pela quantidade de ouro em seu interior

Veja a historia de uma das igrejas mais ricas de Minas Gerais.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Tiradentes, é um dos melhores exemplares de templos construídos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário em Minas Gerais e um dos principais bens históricos de Tiradentes. Assim como as outras, a igreja foi construída pelos negros escravizados de Tiradentes, porém com uma diferença: essa seria a igreja construída por eles e para eles, além de ser uma das únicas igrejas de escravizados que possuem outo no seu interior.

Interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Foto: Joana Araújo
Anúncios

Localizada na Rua Direita, a Igreja foi construída entre 1708 e 1719 e é considerada a mais antiga da cidade. Entrando no templo, não se engane, tudo que reluz é ouro. Porém essa peculiaridade era mantida em segredo pelos frequentadores. Por essa razão, a porta principal nunca era aberta. O único acesso era uma pequena porta lateral que, uma vez aberta, não permitia que o ouro que ornava o altar fosse visto por quem passasse nas imediações. O altar-mor é todo folheado a ouro e feito em estilo rococó, enquanto o arco de pedra de cantaria é decorado com a pintura ‘Os 15 Mistérios do Rosário’, de autoria de Manoel Victor de Jesus, artista negro que decorou várias igrejas de Tiradentes.

Outro ponto interessante é que o interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões de matriz africanas, principalmente do candomblé, fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravizados. Nos altares laterais estão diversas imagens de santos negros como São Benedito e Santo Antônio de Categeró.

Uma das principais atrações da igreja Nossa Senhora do Rosário é a imagem de Santo Elesbão. Fiéis pedem ajuda ao santo para a compra da casa própria e retornam à igreja para agradecer e deixar pequenas casinhas próximas à imagem do santo, como prova da graça alcançada. Elesbão foi um rei negro, cristão fervoroso, que viveu na Etiópia no século VI.

Texto e fotos por Joana Araújo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: