Mulheres Pretas que Inspiram

6 jornalistas negras para acompanhar durante o mês da Consciência Negra

Conheça os nomes do jornalismo brasileiro e que estão trazendo à tona a importância da representatividade na comunicação.

De acordo com um estudo de 2013, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, a representatividade da mulher negra no Jornalismo brasileiro ainda é pequena – apenas 23% dos jornalistas, na época, eram negros e negras. Embora não haja um recorte de quantas negras atuam como profissionais de imprensa e nem dados atualizados sobre a pesquisa, a disparidade entre mulheres brancas e negras ainda é visível no mercado de comunicação. 

Roberta Camargo Foto: Reprodução/Instagram
Anúncios

É por isso, que no mês da Consciência Negra, apresentamos seis jornalistas negras, que estão trazendo à tona a importância da representatividade na comunicação, e que precisam ser conhecidas e acompanhadas não só em Novembro, mas durante todo o ano.

NATHÁLIA BRAGA

Nathália Braga é jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e criadora de conteúdo. Em seu canal no Youtube e nas redes sociais aborda temas como tecnologia, sexualidade, infância, gênero e questões raciais. É co-fundadora da plataforma de conteúdo Influência Negra, que foi reconhecida com o prêmio Sim à Igualdade Racial em 2021, na categoria Destaque Publicitário em campanha em parceria com a Dove e Refinery 29. Também foi Head de Áudio da plataforma, tendo conduzido as duas primeiras temporadas do podcast. Em 2021, foi indicada a Jornalista do ano na editoria diversidade no Prêmio Troféu Imprensa.

Nathália Braga Foto: Reprodução/Instagram

ROBERTA CAMARGO

Autora do projeto Simplão e repórter do Canal Reload, é formada pela Universidade Anhembi Morumbi, e já trabalhou em veículos como Band, Alma Preta, Half Deaf, Loading e no Projeto Comprova. Tem vasta experiência em cobertura de eventos, redação de revista, produção de podcasts e em criação de conteúdo para a internet.

Roberta Camargo Foto: Reprodução

VICTÓRIA HENRIQUE

Atualmente repórter na ONG Voz das Comunidades, a jovem cursa Jornalismo na Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Já trabalhou em veículos como Notícia Preta, portal de jornalismo antirracista, e Mídia Ninja. Em 2019, atuou como monitora de fotografia em um centro cultural no Morro da Providência, favela no Centro do Rio. Apesar da curta trajetória no jornalismo e por ainda não estar formada, Victória já vem se consolidando como uma das grandes promessas do jornalismo ativista.

VITÓRIA RÉGIA

Natural de Alagoas, se mudou para o Rio de Janeiro para cursar Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já atuou em veículos independentes como Revista Apuro, Overdose e O Arquipélago. Em 2015, começou a colaborar na Revista Capitolina, e no ano seguinte tornou-se uma das editoras da revista. Em 2017, passou a integrar a equipe editorial da Gênero e Número e da Revista Híbrida.

Vitória Régia Foto: Reprodução

LARISSA CARVALHO

Fundadora e editora-chefe do Site Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil, também é fundadora e CEO da marca de roupas Ateliê Sankofa e autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). As suas áreas de atuação profissional e interesse são gestão de mídia e de pessoas, jornalismo antirracista, jornalismo internacional, jornalismo literário, filosofia africana, entre outras.

Larissa Carvalho Foto: Reprodução

ALICE DE SOUZA

Jornalista, repórter e professora, Alice é coordenadora de sistematização de metodologias jornalísticas na Énois, colaboradora da Agência Retruco de Jornalismo e do Portal Lunetas, além de fazer parte da Red LATAM de Jovens Jornalistas Distintas Latitudes. Já atuou em veículos como Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio de Comunicação e tem trabalhos publicados em Estadão, Agência Lupa, TAB Uol, El País Brasil, Agência Pública, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: