Musica

Conheça Verônica Kimura, entusiasta do canto popular no Brasil

Vinda de uma geração que ajudou a adaptar o ensino de canto lírico para atender à demanda de canto popular, hoje Verônica dá aulas online, também de maneira inovadora, para alunos do Brasil e de outros países, com foco no canto afro-brasileiro.

Cantora, Compositora, Mestre em Música, Doutora em Educação. Como se não bastasse isso tudo, Verônica Kimura é, hoje, a primeira professora brasileira de canto popular a levar o ensino com foco no canto afro-brasileiro para fora do país. Seu primeiro curso 100% online foi realizado para alunos da Espanha, antes mesmo de começar a ser sucesso aqui no Brasil.

Verônica Kimura Foto: Divulgação
Anúncios

Filha de músico amador, crescida em meio a ensaios e bailes de carnaval, seu ingresso no mundo musical foi quase uma consequência natural. Musicista de ofício, Verônica desenvolveu uma carreira, que vai de bailes a bares, grupos vocais a grupos autorais, sempre compromissada com a diversidade cultural brasileira e com a exploração de diferentes estéticas musicais que seu instrumento possibilita.

A cantora também atuou, como professora em Escolas Livres de Música da Grande Florianópolis e professora dos cursos de Licenciatura em Música e Projeto Magister da UNIPLAC- Universidadedo Planalto Catarinense, ministrando as disciplinas de Técnica Vocal, Canto Coral e Regência. Mas foi nas aulas particulares que desenvolveu mais alunos e uma técnica única de ajudar cada um a usar a voz como um instrumento autoral. Para ela, cada pessoa tem seu jeito próprio de cantar e isso precisa ser valorizado.

Entre os anos de 2012 e 2017 ela criou e manteve o Espaço de Cultura Afro-brasileira Casa da Verônica, no qual forma realizados inúmeros eventos musicais, culturais e educacionais relacionados à cultura negra. Em 2020, com a pandemia, ela transformou suas duas paixões: o canto e a cultura afro-brasileira, em um curso 100% online, o primeiro do país com essa temática e que leva a assinatura de Verônica: a autenticidade de cada aluno, mesmo com a pluralidade que a música nos traz.

O Curso Online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro foi oferecido na Europa no começo do ano e já teve a primeira turma aqui no Brasil. A ideia é ampliar esse movimento, ajudar pessoas que desejam exercitar a voz, usar o canto de forma profissional e conhecer mais sobre a cultura musical afro-brasileira, sempre de forma única e especial.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: