Novidades

Festival Imersivo das Favelas começa nesta sexta com programação gratuita e on-line

Voltado para jovens negros e indígenas de periferias e zonas rurais do Brasil, o evento reunirá convidados ilustres como DJ Rennan da Penha, Nina da Hora e Alice Pataxó.

A edição de estreia do Festival Imersivo das Favelas (FIF) começa nesta sexta-feira, dia 27, e vai até o dia 29 de agosto, com programação e convidados inéditos. Durante todo o mega evento – totalmente on-line e gratuito – a proposta é engajar e promover um networking entre jovens negros e indígenas de periferias e zonas rurais de todo o Brasil, que são amantes de tecnologia 3D e 360º, cinema afro, fotografia e audiovisual. Com conceito e estética afrofuturista, o FIF também quer ampliar vozes de artistas e VR filmmakers inovadores que trabalham com artes visuais ancestrais, bem como tecnologias imersivas.

Anúncios

Para potencializar a experiência dos participantes, grandes personalidades engajadas em causas sociais confirmaram presença. Entre eles, o DJ Rennan da Penha e o criador da Batekoo Brasil, Mauricio Sacramento. Nina da Hora , referência do afrofuturismo, e a ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó também integram o Festival. Como destaque, curadores de arte e designers do continente africano estarão ao vivo para falar sobre representação de corpos negros em tela. Alguns dos nomes são: Mohammed Blakk , artista criativo e empresário de Gana, que foi creditado como o artista corporal para o filme Black is King de Beyoncé, e Thokozani Madonsela , da África do Sul, que é artista de mural e tipógrafo, especialista em desenhos a carvão, pintura e arte em mosaico.

Como peça principal, o FIF exibirá pela primeira vez no Brasil o “Na Pele VR” – documentário inédito em realidade virtual e interativo produzido no Complexo do Alemão. A obra, de autoria da produtora Sete Léguas , em parceria com a escola GatoMÍDIA e Coletivo Papo Reto , já foi estreada no IDFA 2020 – Doc Lab Competition for Digital Storytelling e teve apresentação ilustre no festival South by Southwest, em Austin, no Texas. O FIF tem apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, Oak Foundation e da FordFoudation, que ajudam a financiar projetos que saem das periferias.

Entre as temáticas a serem debatidas no Festival estão: sonoridades imersivas, animação, projeção mapeada (3D e 360º), fotografia, colagem e memória ancestral. O evento será transmitido ao vivo, através de seu canal no YouTube (FIF – Festival Imersivo das Favelas) e pela página do Facebook do Voz das Comunidades.

Confira a programação completa no site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: