Estilista Jal Vieira lança coleção Realeza inspirada nas mulheres de Wakanda, do filme Pantera Negra

A estilista paulista Jal Vieira lança hoje sua nova coleção inspirada nas guerreiras de Wakanda. O projeto faz parte da campanha Marvel Diversidade que é uma iniciativa da Disney Brasil e tem o propósito de unir o DNA da marca com temas de racismo estrutural e invisibilidade da população negra brasileira.

Modelos vestidas com a coleção “Realeza” Foto: Rony Hernandes
Anúncios

“Esse projeto, a coleção na verdade é o pontapé inicial de algo muito maior que a Marvel está trazendo porque a Marvel já entendeu a importância de como esses corpos representativos são necessários para rompermos uma estrutura racista que a gente vive, de como nós precisamos de exemplos positivos pra gente se espelhar e ao longo do ano vocês verão o resultado muito maior que vai trazer outros artistas”, relata Jal Vieira.

De acordo com a estilista a parceria com a Marvel surgiu após um período de sondagem de mais de um ano e que ela teve total liberdade para escolher os personagens. “A Marvel me deixou completamente livre para que eu escolhesse sobre quem eu iria falar e obviamente o filme Pantera Negra mexe comigo por ver a nossa gente preta ali tratada como realeza e eu acabei decidindo por trabalhar principalmente as guerreiras de Wakanda porque quando eu assisti ao filme pela primeira vez, antes mesmo de ter a parceria com a Marvel, eu entendi a importância dessas mulheres na sociedade, pois ainda que o pantera seja o personagem principal o poder que ele tem vem da erva coração que é passada e cultivada pelas mãos das mulheres, olha a importância dessas mulheres na perpetuação dessa história, desse povo e eu quis transpor isso para a coleção juntando principalmente a história das guerreiras de Wakanda com a história das mulheres na sociedade brasileira e mesmo que Wakanda tenha uma história fictícia ela tem muitos cruzamentos com a nossa história”.

Foto: Rony Hernandes

Ela apresenta três looks completos e usou técnicas de estamparia silkada em plastisol vermelho e preto para dar destaque à Erva-coração que faz parte do filme Pantera Negra.    As peças e acessórios em edição limitada e exclusivas traz texturização em nervuras que criam camadas que representam, simbolizam a ancestralidade e serão vendidas com exclusividade na Farfetch.

Anúncios

Além da coleção REALEZA, a estilista também desenvolveu estampas para uma coleção de camisetas da ONG Orientavida, visando trazer a essência do projeto para um público maior fazendo com que cada pessoa tenha um pedaço da coleção com um pouco dessa essência. “ As camisetas da Orientavida foi exatamente isso a possibilidade de trazer um pedaço da coleção dessa essência do projeto para quem quisesse e que isso  fosse acessível.”, finaliza a estilista.

SOBRE JAL VIEIRA

Filha de uma mulher preta que veio sozinha do sertão baiano para São Paulo, na década de 80, Jal (32 anos) nasceu na capital paulista e foi criada na Brasilândia. Apesar de todas as condições nada favoráveis, ela nunca deixou de ir à escola e sempre foi incentivada pela mãe a estudar, para ter uma vida melhor. Quando adolescente, Jal assistiu a um desfile de moda na TV e, naquele momento, soube que era com isso que queria trabalhar. Entretanto, ela passou a se perguntar onde estavam os rostos iguais ao dela. Afinal, na passarela, via apenas meninas brancas, magras e esguias. E, com isso, ela entendeu que queria fazer moda para “gente como a gente”. Apesar do preconceito racial, homofóbico e machista da sociedade e da área da moda, Jal foi a primeira da sua família a conquistar um diploma universitário e hoje possui sua própria marca, Jal Vieira Brand, desenvolvendo coleções com foco na cultura negra e sertaneja.

Anúncios

 Jal Vieira é formada em Design de Moda pela Belas Artes, pós-graduanda em Modelagem Criativa pelo Senac e atua profissionalmente com estilismo há 11 anos. Trabalhou por 6 anos como estilista júnior na Amapô Jeans e, além de ser curadora-colunista do FFW e integrante da Célula Preta da CdC, em 2019 passou a integrar o line up principal da Casa de Criadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.