O Palmeiras pinta a América de verde!

“Quando surge o alviverde imponente no gramado em que a luta o aguarda…”, assim começa o hino da Sociedade Esportiva Palmeiras, verso esse que representa bem o que foi essa campanha do time na Copa Libertadores 20-21. Demonstrou sua imponência e garra ao disputar 13 jogos, vencer 10 deles, empatar 2 e perder apenas um jogo.

Anúncios

Camisa Cultura Preta “Classic” – R$ 49,99

Clique e compre na Loja Cultura Preta

Apesar de ter tido adversários considerados fáceis durante a competição, todos dentro do clube sabiam que se continuassem vencendo encontrariam em seu caminho adversários cada vez mais fortes. “Sabe bem o que vem pela frente, que a dureza do prélio não tarda!” O prélio nessa história se transformou no confronto com o poderoso River Plate, a eliminatória foi repletas de altos e baixos, o clube alviverde venceu o argentino por 3-0 fora de casa, mas perdeu por 2-0 em sua casa. O apito final, trouxe um fim à grande “batalha” travada pelos dois times por a vaga na final e felizmente para os torcedores do porco, o Palmeiras saiu classificado para à grande final.

Numa final inédita entre dois rivais paulistas em pleno Maracanã, um jogo único entre Palmeiras e Santos que entrou para a história sendo uma das finais que ambos os clubes foram cautelosos e preferiram anular os ataques adversários, mas como o próprio hino do palmeiras nos conta “E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que, de fato, é campeão!”
, o Palmeiras sabe lidar bem com o ardor da partida e isso se confirma com o gol do título sendo marcado por Breno Lopes aos 99 minutos de jogo, um gol histórico para todos que viram a narrativa da história, um gol que mostrou que o Palmeiras de fato seria o campeão.

Anúncios

“Defesa que ninguém passa”, até passaram da defesa do alviverde imponente, mas isso não foi suficiente para frear o campeão da América. Com apenas 6 gols sofridos durante a Libertadores, o Palmeiras acaba a competição como a melhor defesa do campeonato. Muito disso se deve ao goleiro Weverton, que tanto ajudou o time nessa campanha com defesas fundamentais, totalizando 43 defesas ao longo da competição. O capitão paraguaio, Gustavo Gomez também tem muita parcela de crédito nisso, afinal, ele é Weverton foram os principais pilares do sistema defensivo construído pelo técnico Abel Ferreira. Diversos outros jogadores foram importantes para contribuir com isso; Matias Vina, Marcos Rocha, Alan Emperur e Luan foram alguns dos que jogaram partidas no sistema defensivo do palmeiras. Não citar jogadores como Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Felipe Melo seria uma grande injustiça, mesmo não jogando na linha de defesa foram tão importantes quanto os outros para que ela funcionasse.

Mas nem só da melhor defesa pode viver um time que almeja ser o melhor da América. “Linha atacante de raça”, com 33 gols marcados o Palmeiras foi também o melhor ataque da Libertadores. Luiz Adriano e Rony dividiram a artilharia com 5 gols cada. Um time que fez partidas com muitos gols na competição, esbanjando sua força ofensiva e qualidade.

Anúncios

Alguns dos principais jogos no quesito número de gols foram: Palmeiras 5×0 Bolívar-BOL (5ª rodada – fase de grupos, Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta) e River Plate-ARG 0x3 Palmeiras (Semifinal – ida).

Rony foi o principal destaque ofensivo do Palmeiras, com 5 gols e 8 assistências o atacante contratado no início da temporada junto ao Athletico Paranaense se tornou o jogador que mais participou de gols na Copa Libertadores (13 participações ao todo). Ao lado dele também tivemos muitos outros que contribuíram com gols; Luiz Adriano (5), Willian (4), Gabriel Verón (3) e diversos outros.

“Torcida que canta e vibra, por nosso alviverde inteiro”, mesmo em uma pandemia, a torcida alviverde parece ter conseguido mandar energias positivas para o seu time ao longo de toda a temporada. Os poucos torcedores que estavam no estádio (com todos os devidos cuidados) foram o lar que Breno Lopes procurou de imediato quando marcou o gol do título, torcida também que pôde ver pela primeira vez sua jovem estrela vampo, o meio-campo Danilo que pela primeira vez disputou um jogo com presença de público.

Anúncios

Apoie o Cultura Preta no Apoia.se por apenas 10 reais mensais, clique e apoie!

“…Que sabe ser brasileiro”, como soube ser brasileiro o Palmeiras! O clube derrotou o rival Santos e se tornou o 5° clube brasileiro a conquistar a Copa Libertadores na última década, durante toda a campanha foi colocado como favorito e a cada jogo vencido e adversário superado, o Palmeiras construía cada vez mais o legado de um time que viria a ser campeão, carregando consigo também a supremacia futebolística que o Brasil vem construindo nos últimos anos no continente da América do Sul.

“Ostentando a sua fibra!” Muitas coisas poderiam ser citadas com esse verso do hino do alviverde paulista, poderia ser a brilhante base do Palmeiras que foi fundamental para essa conquista, ou a própria comissão técnica liderada pelo jovem treinador português Abel Ferreira ou até mesmo a mudança de postura quanto as contratações do clube. Mas acredito que falar de qualquer dessas coisas seria limitar a grande história que o Palmeiras construiu ao conquistar essa Copa Libertadores da América 2020.

A glória eterna foi alcançada pelo Palmeiras, que escreveu seu nome na história e depois de 21 anos voltou a pintar nosso continente com suas cores, verde e branco! Parabéns Palmeiras pela conquista histórica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.