Musica

Brisa Flow reivindica o protagonismo de mulheres racializadas na arte em “Jogadora Rara”

Canção faz crítica ao sistema que coloca corpos racializados em museus como obra de arte, mas que os marginaliza nas periferias.

A cantora e compositora Brisa Flow lança o single “Jogadora Rara”. A canção faz uma contundente crítica ao sistema que coloca corpos racializados em museus, mas que os marginaliza nas periferias, faixa chegou com videoclipe, assista:

Anúncios

‘Jogadora Rara’ faz um paralelo do mercado da arte com o mercado da música, que desde os tempos da colonização vê os corpos e a arte de povos racializados como algo para ser comercializado mas não em um local de protagonismo”, explica Brisa. “É sobre a potência das mulheres racializadas de quebrada em fazer arte, mesmo diante de vários impedimentos da estrutura patriarcal eurocêntrica, e serem protagonistas de suas histórias que podem ser de vitória também”.

Brisa Flow Foto: Abimael Salinas

O clipe foi gravado na Comunidade da Coroa, no Rio de Janeiro, onde o diretor Abimael Salinas vive e conheceu o trabalho de Brisa. Ao mesmo tempo, apresenta imagens em áreas nobres do Rio, a poucos metros da comunidade em Santa Tereza, e museus de arte onde muitas vezes os corpos racializados são expostos, sendo vistos como exóticos, assim como sua arte. As mulheres que participam são artistas e ativistas de descendência preta e indígena do Rio de Janeiro que, com seu trabalho, combatem o etnocídio diariamente presente em diversas áreas. Toda a equipe foi formada por indígenas e mulheres racializadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: