No último domingo (21), o piloto de Formula 1 de 35 anos Lewis Hamilton participou de um protesto antirracista na capital inglesa, Londres.
O atleta esteve com uma máscara como as recomendações médicas indicam e segurava cartazes preenchidos com a frase “black lives matter” (Vidas negras importam, em português), quando não estava com os cartazes em mão, estava fazendo o clássico gesto do punho de Mandela, braço levantado em direção ao céu com a mão fechada.
Lewis Hamilton vem recentemente sendo um grande exemplo à todos os esportistas que desejam se posicionar e lutar contra todas as injustiças dentro e fora do esporte, o piloto extremamente vencedor vem se posicionando nas redes sociais, dizendo como é importante que a F-1 e os seus colegas de profissão também se posicionem. Lewis recentemente anunciou a criação da comissão Hamilton, que sera um órgão que irá ajudar atletas e profissionais não atletas pretos em suas trajetórias dentro do esporte.

No mesmo dia dos protestos, Lewis Hamilton fez um post em seu instagram com o seguinte texto;
“Hoje (domingo) fui ao Hyde Park para um protesto pacífico e fiquei muito orgulhoso de ver pessoalmente tantas pessoas de todas as raças e origens que apoiam esse movimento. Eu tive orgulho de estar lá, reconhecendo e apoiando o movimento Black Lives Matter e minha herança negra. Fiquei tão feliz em ver pessoas de todas as idades, exibindo sinais de Black Lives Matter e dizendo isso tão apaixonadamente quanto eu. Também fiquei feliz em ver tantos apoiadores brancos em nome da igualdade para todos. Foi realmente emocionante. Sinto-me extremamente positivo com a mudança, mas não podemos parar agora. Continue lutando. #blacklivesmatter” –
Hoje, segunda-feira (22) podemos considerar que esse gesto de Hamilton está impactando o esporte praticado por ele, pois, nessa segunda feira a fórmula 1 anunciou uma campanha de combate ao racismo e aumento da diversidade nas diferentes categorias do esporte, a campanha se chamará “We race as one” (Corremos como um, em português).
Via: Observatório racial futebol / observatorioracialfutebol.com.br Globo Esporte / globoesporte.globo.com