Noticias

Março começa com “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”

A campanha 21 Dia de Ativismo Contra o Racismo propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil contra qualquer tipo de intolerância.

Dia 21 de março de 1960, ocorreu o acontecimento que ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”. A população negra da África do Sul lutava contra o Regime do Apartheid fez, nesse dia, uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe, que ditava por onde pessoas negras poderiam circular pela cidade, policiais do Regime do Apartheid reagiram de forma agressiva matando 69 manifestantes e ferindo outros 186. 

Marcha dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo no dia 21 de março de 2019. Foto: Laryssa

É em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, contra a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, que a campanha 21 Dia de Ativismo Contra o Racismo propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade, através de centenas de atividades, a realizar reflexões sobre o enfrentamento constante do racismo em todos os âmbitos sociais, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e Africana no Brasil. Essas atividades aconteceram, em maior parte, no Rio de Janeiro, expandindo também para outros estados nesse ano.

A Campanha chega à sua 4ª edição em 2020. Entre as atividades propostas terão: rganizando rodas de conversa, peça de teatro, exposições, palestras, exibição de filmes, aulas públicas em espaços sociais e culturais do país voltado para as questões raciais. A Campanha começou no dia 1 do mês, e completa seu ciclo no dia 21. Junto da abertura da Campanha do dia primeiro, teve a abertura oficial da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” e inauguração do Instituto Marielle Franco, no Largo da Prainha, no Rio de Janeiro.

Abertura da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo em 2019. Foto: Sidcley Lyra

Entre tantas atividades da Campanha, podemos destacar a do dia 9 de março, que ocorrerá a Marcha das Mulheres 8M em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres com concentração às 16h na Candelária, centro do Rio de Janeiro. E no dia 14, será lembrada, com pesar, dois anos da morte da vereadora Marielle Franco, onde acontecerá o Festival Marielle, com oficinas, intervenções culturais e shows ao longo do Largo da Prainha e a Praça Mauá, formando um verdadeiro corredor cultural.

Você pode conferir mais sobre a Campanha no sua página do facebook e acessar a programação completa do evento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: