Dia 21 de março de 1960, ocorreu o acontecimento que ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”. A população negra da África do Sul lutava contra o Regime do Apartheid fez, nesse dia, uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe, que ditava por onde pessoas negras poderiam circular pela cidade, policiais do Regime do Apartheid reagiram de forma agressiva matando 69 manifestantes e ferindo outros 186.

É em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, contra a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, que a campanha 21 Dia de Ativismo Contra o Racismo propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade, através de centenas de atividades, a realizar reflexões sobre o enfrentamento constante do racismo em todos os âmbitos sociais, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e Africana no Brasil. Essas atividades aconteceram, em maior parte, no Rio de Janeiro, expandindo também para outros estados nesse ano.
A Campanha chega à sua 4ª edição em 2020. Entre as atividades propostas terão: rganizando rodas de conversa, peça de teatro, exposições, palestras, exibição de filmes, aulas públicas em espaços sociais e culturais do país voltado para as questões raciais. A Campanha começou no dia 1 do mês, e completa seu ciclo no dia 21. Junto da abertura da Campanha do dia primeiro, teve a abertura oficial da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” e inauguração do Instituto Marielle Franco, no Largo da Prainha, no Rio de Janeiro.

Entre tantas atividades da Campanha, podemos destacar a do dia 9 de março, que ocorrerá a Marcha das Mulheres 8M em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres com concentração às 16h na Candelária, centro do Rio de Janeiro. E no dia 14, será lembrada, com pesar, dois anos da morte da vereadora Marielle Franco, onde acontecerá o Festival Marielle, com oficinas, intervenções culturais e shows ao longo do Largo da Prainha e a Praça Mauá, formando um verdadeiro corredor cultural.
Você pode conferir mais sobre a Campanha no sua página do facebook e acessar a programação completa do evento.