Matérias

2019, o ano das Misses Pretas!

A representatividade nos concursos de beleza que exalta negras e chama atenção para a representatividade.

Durante este ano de 2019 vimos varias mulheres negras terem destaque por sua beleza sendo de alguma forma destacada, seja nas passarelas ou com marcas em suas propagandas e anúncios, as mulheres pretas estão mais presentes nestes locais como protagonistas e referencia para outras mulheres, Viola Davis por exemplo se tornou embaixadora L’ Oréal Paris e Normani com a grife Fenty de Rihanna, e aqui no Brasil temos vairas mulheres pretas sendo embaixadoras de grandes marcas de roupas e cosméticos. Mas com certeza esse ano foi o ano das Misses pretas, a começar pelas americanas Cheslie Cryst, Kaliegh Garris e Nia Imani Franklin  que são as Miss EUA, Miss Teen 2019 e Miss America 2019 respectivamente, as premiações são as principais dos EUA. Cheslie Cryst chegou no top 10 do Miss Universe de 2019.

Cheslie Cryst foi coroada Miss USA 2019; Kaliegh Garris Miss Teen USA; Nia Imani Franklin Miss America.

O Brasil teve destaque nas competições infantis, a Miss Universe Infanto 2019 e foi a jovem Lara Monterry que tem 9 anos, a carioca já venceu o Miss Brasil Universo Infanto e Miss Barbie Campos. Já no Miss Universe Infanto Juvenil 2019 a brasileira Milena Struck também com 9 anos levou a premiação na categoria, ela nasceu com má formação no braço esquerdo e foi única competidora com algum tipo de deficiência na competição e já venceu o Miss DF Infantil e o Miss Brasil Infantil.

Lara Monterry e Milena Struck

Já no Miss Universe de 2019, Zozibini Tunzi venceu o premio apos disputa com outras 88 candidatas, ela representou a Africa do Sul e se tornou a 3ª miss de seu país a vencer o Miss Universe. Zozibini exaltou a importância da representatividade para outras garotas “como ela” possam se ver nos lugares que elas querem estar, como por exemplo ela uma mulher negra de cabelos curtos ser miss de seu país e poder representar no Miss Universo. Na sua vida longe dos holofotes ela é formada em relações públicas e ativista dos direitos contra a violência de gênero e na luta contra o racismo.

Zozibini Tunzi

O Miss Universe nos fez conhecer Fionnghuala O’Reilly a primeira Miss Irlanda negra e atualmente e cientista na NASA, Olutosin Araromi que chegou no top 20 representando a Nigéria e ganhou destaque em foto onde exalta a vitoria da miss sul-africana, e Birta Abiba Þórhallsdóttir a jovem Miss Finlândia de apenas 20 anos. O Brasil foi representado por Julia Horta, a Miss Brasil ficou no top 20 da premiação.

Fionnghuala O’Reilly, Olutosin Araromi, Birta Abiba Þórhallsdóttir e Julia Horta

Ainda que exista questionamento em ter competições de “a mais bonita“, os concursos de miss trazem muitas vezes a alto estima que muitas garotas que tem o sonho de ir a uma passarela ou até mesmo ser uma miss, seja da sua cidade ou de seu estado, a representatividade ela e extremamente importante, nós aqui fazemos questão de citar por exemplo Laila Dias, mulher negra que foi Miss Uberlândia 2018 e Miss Beleza Negra Uberlândia 2017 e a ultimas Miss Brasil negras, as modelos Monalysa Alcantrara (2017) e foi top 10 no Miss Universe e Raissa Santana (2016) que foi top 20 Miss Universe e que passou a coroa de Miss Brasil a Monalysa!

Laila Dias, Monalysa Alcantrara e Raissa Santana

A representatividade importa muito, e ver mulheres negras ser referencia de beleza e a consequência de um processo de empoderamento constante, que a cada dia se mostra mais presente e não só nas passarelas, mas na musica, na policita, nas artes e em vários outros espaços que eram pouco representado por mulheres negras que a cada dia conquistam mais espaço e mais voz ativa dentro de nossa sociedade machista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: