Matérias

Porque devemos assistir “Blackkksman” (Infiltrado na Klan)

Slee7

O filme com direção de Spike Lee venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2019 e também concorria como melhor filme junto com “Black Phanter” (Pantera Negra) mas viram o filme “Green Book” vencer. Estes filmes trazem narrativas que são de interesse do público negro, essas quais temos que ser protagonistas, Pantera Negra e Infiltrado na Klan fizeram isso, colocaram o preto como protagonista, diferente de Green Book que colocou o preto como coadjuvante, isso não está errado, Mahershala Ali venceu até o Oscar de “Melhor Ator Coadjuvante”, mas o filme o coloca dessa forma, o coadjuvante, o preto vendo a história ser narrada pelo homem branco, e isso realmente e algo que acontece em assuntos que nós devemos pautar e ter a voz ativa, um filme que trata o racismo (que e causado pelo  homem branco) sendo “resolvido” pelo homem branco que sai como o salvador da pátria, esta ai o motivo da importância de Infiltrado na Klan, um filme que traz a coragem de um homem preto que entra na KKK para investigar e ao mesmo tempo luta com o movimento negro americano contra o racismo e a supremacia branca que naquele momento era escancarada no pais, mais do que é hoje inclusive, o filme pode ser muito bem comparado coma nossa realidade hoje no Brasil, vou citar alguns pontos os quais se parecem muito (até demais)

  • A KKK era uma organização que os seus membros se diziam “Homens Brancos de Deus”, se referindo ao Deus do cristianismo, os mesmos diziam que Deus fez eles superiores, logo eles viam os pretos como seres submissos e inferiores a eles. Além disso são extremamente patriotas, ou seja, para eles, negros, judeus e latinos não pertenciam aos EUA e deveriam morrer ou até mesmo sair do país, mas claro que seu ódio fazia com que eles preferissem matar.
  • No Brasil de 2018 elegemos um  presidente que seu lema é “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, lembramos que o próprio presidente já foi acusado de racismo, homofobia, machismo, inclusive julgado pelos crime de ódio cometidos, apesar do estado laico, o mesmo  usou o nome de Deus para claro conquistar uma massa conservadora que coloca religião em tudo ou quase tudo, essa que aqui no brasil foi uma que condenou as religiões de origem Africanas como o Candomblé e a Umbanda, vale lembrar que o mesmo também recebeu apoio de líderes cristãos que fizeram propaganda e até campanha para o mesmo, o país que este homem ganhou presidente e o mesmo que mais mata pessoas negras, pais onde os negros tem menor expectativa de vida, onde os feminicídios de mulheres negras aumenta enquanto o de mulheres brancas caí, onde os negros não frequentam o ensino superior e poucos terminam o ensino médio, onde a expectativa de vida dos jovens negros e baixa, onde os negros ocupam mais cargos de submissão  do que de chefia e onde os mesmo recebem menos que pessoas brancas que exercem a mesma função.

O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, e o mesmo da mérito a uma Mulher que só aboliu por pressão internacional, o que foi diferente no EUA, e essa diferença fez que lá a luta fosse feita bem antes daqui onde nós não  vemos de fato uma união do povo negro, mas sim uma disputa para ver quem se destaca mais, quem tem mais e isso acabou gerando pessoas negras que concordam com ideologias de supremacia branca, esses mesmos negros foram impedidos de ver sua história e cresceram vendo o branco como protagonista, vendo o branco sendo o herói e salvando o dia, salvando até negro, e isso faz com que heróis e heroínas pretos não cheguem até o mesmo, e quando chega, chega com a história distorcia ou até mesmo com alguma mentira para o desmoralizar, quem nunca ouviu por exemplo  que “Zumbi tinha escravos no Quilombo dos Palmares” ou que “Os negros escravizaram os próprios negros” afim de “legitimar” o fato do branco escravizar o preto. Pois é, isso e algo que aqui no brasil e em outros países onde os negros estão em grande massa ainda acontece, o Brasil e o segundo país do mundo com maior população negra no Mundo, ficando apenas atrás da Nigéria, e isso e fruto da escravidão.

1240554

A luta mostrada em Blackkksman do povo negro serve de exemplo para entendemos que “Black Power” não e só um penteado mas sim uma filosofia de vida para o povo preto, uma filosofia que nos coloca com poder, que nos coloca na função  de protagonista, o empoderamento vai além do visual, ele é social e precisa ser passado para os nossos, para termos consciência e entender que até o século passado o nosso pais não tinha políticas para pessoas negras, um país que o governo financiou a vinda de imigrantes europeus para “embranquecer” e varias outras formas que encontraram de colocar o brankkko como referencia e padrão de estética do povo brasileiro, mas nos sabemos que o brasileiro de verdade ele não e branco ou preto, ele e índio e estes são os verdadeiros donos dessa terra!

Pretos, vejam Blackkksman, um filme que rendeu um Oscar há um diretor Preto, que valorizou o Preto e mostro que o lugar do preto e no topo!

920x920

 

1 comentário

  1. Excelente texto. Trás uma reflexão profunda sobre vários temas, como me posiciono diante do racismo estrutural. Como negro ainda é visto dentro Brasil. Como ele tratado diante da sociedade. Recentemente tenho um visto descaso e preconceito, negros sendo barrado, sendo morto,sendo perseguido em supermercado pelo simples fato da cor da pele. Buscar informar da nossa história,da nossa essência, de tudo está por trás da história da escravidão me ajuda a entender o porquê é tão importante ter pessoas negras ganhando espaço e lutando pra mostrar a verdade sobre os fatos. Continue o trabalho é belíssimo e importante nesses dias de incertezas. Criança negras, jovens negros e idosos negros precisam aprender que não devemos nunca abaixar a cabeça diante do preconceito ou racismo. Temos os meus direitos que qualquer um, não podemos deixar que ninguém nós impeça de ir e vir.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: