Mulher preta e periférica de 25 anos, Roberta Camargo (@robertacmrg) é uma comunicadora apaixonada por histórias e pela criação de pontes através do diálogo. Nasceu e cresceu na região da Brasilândia, periferia da Zona Norte de São Paulo, e aos 15 anos, depois de fazer parte de um projeto de jornalismo comunitário, descobriu sua grande afinidade pela comunicação.

Formou-se em Jornalismo em 2018, através de uma bolsa integral fornecida pelo Prouni e, desde então, passou por redações de TV, como Canal Rural e Band, e de conteúdos para portais, como Alma Preta e Yahoo.
E foi exatamente observando as ausências de certas temáticas no trabalho na grande mídia tradicional, que surgiu o desejo de falar de assuntos como política e economia, para pessoas que não necessariamente tinham acesso e interesse sobre isso. Nascia assim, em 2020, o Simplão, um projeto de jornalismo independente que tem como objetivo informar as pessoas de uma forma leve, simples e didática.
“Acredito na comunicação e na educação como ferramentas de transformação social. Na internet, criei uma comunidade que troca comigo sobre temas duros, como política e economia, mas também abraça diálogos sinceros sobre saúde mental, autoestima, bem-estar e pautas raciais”, comenta Roberta.

A partir dessa experiência com o Simplão, a jornalista foi convidada para integrar o time de apresentadores do Canal Reload (@canalreload), onde atualmente se conecta com 50 mil seguidores de todo Brasil, por meio das redes sociais do projeto no Instagram, Twitter, TikTok e Youtube.
Um projeto que transforma notícias em conteúdos de diferentes formatos, como histórias em quadrinhos, músicas e poesias, buscando tornar a informação mais acessível e atrativa ao público jovem, além de dar dicas para identificar as tão faladas fake news, evitando a disseminação de informações falsas.
No Reload, ela acaba de estrear uma nova série chamada “Você não pode sextar sem saber!” onde faz um apanhado, enquanto se arruma para “sextar”, dos principais fatos da semana para descomplicar temas atuais e urgentes, inspirando o público jovem a começar o fim de semana com informação de qualidade. Tudo isso em menos de 1 minuto e meio.
O projeto “Você não pode sextar sem saber!” recentemente firmou uma parceria com o portal Catraca Livre, e trará também dicas culturais como lançamento de músicas, de livros, podcasts, entre outras.
No Canal Reload, Roberta também protagonizou conteúdos que fortalecem a luta antirracista, como no vídeo em que explica sobre a importância político-social do black power e por quê o ataque aos cabelos afros vão além de uma questão estética
Trouxe a tona a luta dos povos Kalunga, titulados pela ONU como protetores do Cerrado brasileiro, que sofrem em razão da grilagem, secas intensas e projetos duvidosos. E ainda sobre a luta pela terra, esclareceu detalhes sobre o tema da reforma agrária no Brasil.
Descomplicou o que é “genocídio” e em parceria com o @Projeto #Colabora, inspirou a leitura de seis grandes nomes da filosofia brasileira, valorizando o protagonismo feminino.
essa daí é braba demais!!! maravilhosa, criativa, original, profissional! vai voar longe ainda roberta!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa