No dia 28 de março foi ao ar o primeiro episódio da campanha “Meu país cozinha de vó”, desenvolvida e produzida pela Gana como parte do movimento de retorno do guaraná KUAT para suas raízes. Com uma narrativa que realça as características de diversas regiões do Brasil, a agência trouxe para a conversa a Dona Maria, avó do artista Djonga, que junto do neto foram as estrelas da última campanha realizada pela marca.

A campanha, construída através de uma websérie com três episódios, tem o objetivo de trazer as pessoas para este lugar de conforto, afeto e partilha, que é a cozinha da casa de vó. Com o sucesso da campanha anterior, a proposta criativa da vez foi de criar uma nova websérie com a Dona Maria como destaque principal, a partir dos insights gerados pelo próprio público da última campanha, na qual surgiram comentários dizendo que a Dona Maria havia se tornado a avó do Brasil.
Desta vez, Dona Maria recebe três convidados especiais para preparar receitas que os fazem lembrar de momentos especiais. O primeiro episódio traz Léo Paixão, jurado do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, e gastrônomo reconhecido por não abandonar as raízes de sua regionalidade e orgulho mineiro; no segundo episódio, a convidada especial é Alessandra Araújo, influenciadora que se autodenomina blogueira “raíz” e aprendeu desde cedo a cozinhar junto de suas duas avós no Estado do Tocantins; e no terceiro episódio, Dona Maria recebe Dona Jacira, mãe de Gil do Vigor, que traz uma receita especial de cuscuz para compartilhar.

“Desde o início, na Gana, nos preocupamos em trabalhar com as regiões do Nordeste na construção de nossas narrativas. Nossa intenção é retratar a região com as particularidades de cada Estado e, foi a partir disso, que criamos os pratos e as conversas de cada episódio. Começamos essa história com a Kuat e Dona Maria, e a identificação do público foi tanta que demos mais um passo. Um dos pontos altos, além da recepção do público, é a alegria de Djonga em ver uma marca interessada em trazer a história de sua avó para o foco central da narrativa e não necessariamente a sua imagem enquanto artista. O mesmo acontece com Dona Jacira, uma vez que ambas ganharam destaque através do sucesso daqueles que elas batalharam tanto para oferecer uma criação de amor, afeto e aprendizado”, conta Rose Sousa, Gerente de atendimento na Gana.
O teaser da campanha foi ao ar, em rede nacional, entre os dias 21 e 27 de março e, o primeiro episódio, com participação do gastrônomo Léo Paixão, foi disponibilizado no dia 28 de março. Os episódios com Alessandra Araújo e Dona Jacira irão ao ar, em rede nacional, entre os dias 04 e 10 de abril. Para acessar e assistir os episódios na íntegra, acesse o perfil de KUAT no Instagram.
A criação das receitas:
-Frango com quiabo e paixão – Léo Paixão
Como um bom mineiro, Léo Paixão não recusa um franguinho com quiabo. A receita, já muito conhecida de Dona Maria, também mineira, é o destaque do primeiro episódio, no qual os dois trocam histórias sobre a cozinha mineira, memórias do frango com quiabo feito na panela de pedra e sobre os laços fortalecidos através destes momentos na cozinha, além de compartilhar um KUAT geladinho.
Arroz de vó com pequi – Alessandra Araújo
Alessandra, que mora próxima de suas duas avós, sempre se revezou para cozinhar e comer com cada uma delas. Nascida e criada no estado do Tocantins, o prato que mais a faz se lembrar de suas avós é o arroz com pequi, fruta típica do cerrado e tradicional na culinária do Tocantins. Entre um gole de KUAT e outro, Alessandra e Dona Maria falam sobre as memórias que uma boa comida pode deixar em nossas experiências com pessoas especiais.
Cuscuz vigoroso – Dona Jacira Santana
Mais conhecida como a mãe do Gil do Vigor, participante do BBB21 que conquistou o coração de muitos brasileiros, Dona Jacira compartilha com Dona Maria a sua receita de cuscuz “turbinado”. Isso porque, ao invés de usar água comum, ela faz com o caldo da fervura de legumes, puxando os nutrientes para o cuscuz. As duas têm muito em comum para compartilhar e, além de um KUAT geladinho com cuscuz, ambas trocam experiências e muitas emoções sobre suas vidas, o orgulho compartilhado pela ascensão de seu filho e neto e como isso transformou a vida de cada uma delas.