Empreendedorismo Negro

Conselho de Clientes do Facebook no Brasil e EmpregueAfro lançam hub de mentoria para acelerar carreira de pessoas negras no país

O Conselho de Clientes do Facebook no Brasil e a consultoria EmpregueAfro anunciam a criação do Projeto Goma, um hub online e gratuito que oferece uma série de conteúdos sobre como criar, na prática, um programa completo de mentoria, com o objetivo de acelerar a carreira de pessoas negras a posições de liderança em empresas no país.

Foto: Reprodução
Anúncios

As pessoas negras representam mais de 55% da população brasileira, mas ocupam apenas 5% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Ethos em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Diante desse cenário, os objetivos do Goma são jogar luz sobre a importância da mentoria para o desenvolvimento de carreira de pessoas negras, e fornecer as ferramentas necessárias para que empresas de todos os portes possam criar seus próprios programas, gerando maior escala para o oferecimento de oportunidades iguais no Brasil.

“Trabalhamos durante cerca de um ano em parceria com os membros do Conselho de Clientes do Facebook Brasil e especialistas na área de diversidade e carreira para estruturar um projeto que trouxesse real impacto para a vida profissional de pessoas negras e que fosse de simples implementação para as empresas que vão desenvolver as mentorias”, contou a vice-presidente do Facebook para América Latina, Maren Lau, que também está à frente do Conselho de Clientes no Brasil. “Há muito o que fazer ainda no Brasil, mas acredito que o Goma será uma peça fundamental para ajudar empresas de todos os portes a impulsionar a carreira de pessoas negras.”

O Projeto Goma nasceu da união de forças do Conselho de Clientes do Facebook Brasil, junto a diversos parceiros, incluindo uma forte aliança com a EmpregueAfro. O conselho de clientes tem como membros profissionais de grandes anunciantes e agências do país, como AlmapBBDO, Ambev, Blinks Essence, Coca-Cola Brasil, FLAGCX, General Motors, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Natura, Nestlé, Netflix, Pepsico, Publicis, Raccoon, Santander, Stellantis, SUNO Creators, Unilever, Wieden + Kennedy, WMcCann, e Wunderman Thompson.

“Para construir a equidade racial que tanto almejamos, precisamos entender cada ponto em que ainda há a reprodução do racismo, e são muitos. Quando a gente identifica um problema, fica mais fácil pensar em soluções estratégicas para resolvê-lo. Neste contexto, o Projeto Goma representa um passo na luta contra a desigualdade racial no mercado de trabalho”,afirma Patrícia Santos, fundadora e CEO da EmpregueAfro.

O poder de Goma

Em português, goma significa cola. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde a maioria da população é negra, goma é um tipo de alimento cotidiano muito nutritivo. Na cultura negra, goma se tornou ainda uma gíria para se referir a ambientes da própria comunidade (por exemplo: “Venha na minha casa” = “Cola na minha goma”). Goma conecta, nutre e cria comunidade e por isso foi escolhido para batizar esse projeto de mentoria.

Anúncios

O conteúdo do Projeto Goma é dividido em cinco grandes módulos: Contexto para Empresas, Capacitação para Mentores, Capacitação para Mentorados, Consciência Racial e Modelo de Mentoria. Com vídeos PDFs, ebooks e podcasts, todo o material poderá ser acessado gratuitamente logo após o evento de lançamento, que acontece dia 24/8 às 17h, por meio do site http://goma.splashthat.com. Goma também compartilhará conteúdos por meio dos perfis no Facebook e Instagram.

Evento de lançamento

Data: 24 de agosto de 2021

Hora: 17h

Onde: transmissão online e inscrições pelo site http://goma.splashthat.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: