“You Sold Me a Dream” é o grito de desilusão ecoado pelos povos de países em desenvolvimento ao enfrentar o impacto que a colonização teve em suas terras. Jupiter & Okwess, originário da República do Congo, se conecta à América Latina para expressar tal desencanto nesta energética faixa, unindo vozes com a cantora chilena Ana Tijoux.

Apoie o Cultura Preta no Apoia.se por apenas 10 reais mensais, clique e apoie!
Fundindo o lingala – idioma materno da República do Congo – ao espanhol, Jupiter Bokondji e Ana Tijoux ecoam um hino de resistência contra o racismo e a dominação colonial. A canção retrata a dualidade do mundo, confrontando a riqueza da sociedade ocidental com a miséria dos países devastados pela colonização.
As sonoridades eletrônicas colidem com baterias orgânicas e guitarras em grooves sincopados, contornando a trilha sonora para a veemência da letra. “De Pie!” (De pé!) instrui a cantora chilena, enquanto o artista congolês troveja em alto e bom som: “You Sold Me a Dream” (Você me vendeu um sonho).

O registro audiovisual teve como cenário as ruas da Cidade do México, onde a banda transita por entre a prosperidade do distrito comercial e a miséria dos arredores da região. Freneticamente, os dois artistas dançam, imersos na escuridão e penetrados por alguns neons coloridos.

“You Sold Me a Dream” é o quinto extrato do próximo álbum Na Kozonga, que chega em abril com Mario Caldato Jr assinando a produção, ele que já trabalhou com nomes como Beastie Boys, Seu Jorge e Marcelo D2. O pre-order do álbum completo já está disponível (confira aqui).