Jupiter & Okwess denuncia os impactos da colonização em colaboração com a cantora chilena Ana Tijoux

“You Sold Me a Dream” é o grito de desilusão ecoado pelos povos de países em desenvolvimento ao enfrentar o impacto que a colonização teve em suas terras. Jupiter & Okwess, originário da República do Congo, se conecta à América Latina para expressar tal desencanto nesta energética faixa, unindo vozes com a cantora chilena Ana Tijoux.

Anúncios

Apoie o Cultura Preta no Apoia.se por apenas 10 reais mensais, clique e apoie!

Fundindo o lingala – idioma materno da República do Congo – ao espanhol, Jupiter Bokondji e Ana Tijoux  ecoam um hino de resistência contra o racismo e a dominação colonial. A canção retrata a dualidade do mundo, confrontando a riqueza da sociedade ocidental com a miséria dos países devastados pela colonização. 

As sonoridades eletrônicas colidem com baterias orgânicas e guitarras em grooves sincopados, contornando a trilha sonora para a veemência da letra. “De Pie!” (De pé!) instrui a cantora chilena, enquanto o artista congolês troveja em alto e bom som: “You Sold Me a Dream” (Você me vendeu um sonho).

Jupiter & Okwess Foto: reprodução/Instagram

O registro audiovisual teve como cenário as ruas da Cidade do México, onde a banda transita por entre a prosperidade do distrito comercial e a miséria dos arredores da região. Freneticamente, os dois artistas dançam, imersos na escuridão e penetrados por alguns neons coloridos. 

Ana Tijoux Foto: Reprodução/Instagram

“You Sold Me a Dream” é o quinto extrato do próximo álbum Na Kozonga, que chega em abril com Mario Caldato Jr assinando a produção, ele que já trabalhou com nomes como Beastie Boys, Seu Jorge e Marcelo D2. O pre-order do álbum completo já está disponível (confira aqui). 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.