A cantora, atriz e compositora Ellen Gomes de Oléria, conhecida como Ellen Oléria e natural de Brasilia no Distrito Federal, ela ficou bastante conhecida apos vencer a primeira edição do programa musical “The Voice Brasil” em 2012, mas sua carreira não começou ali, ela atua na musica desde os 16 anos, quando começou a cantar e tocar pelos bares da região onde morava em Taguatinga, se formou em artes cênicas pela Universidade de Brasília mas a musica de fato era o caminho, dominando ritmos como o jazz, samba e rap, e outros influencias afro-brasileiras como a congada e o carimbó.
Apos lançar apenas singles como “Carta à mãe África” e “Nós por nós” com GOG em 2009 e participar de varias bandas alem de realizar vários trabalhos solos, em 2009 chega seu primeiro álbum com o nome de “Peça“, o álbum conta com 13 faixas e destacamos as musicas “Senzala“e “Não Lugar“.
Um ano após vencer o The Voice Brasil, chegou seu segundo álbum, intitulado “Ellen Oléria” o mesmo conta com 12 faixas e tem participação Carlinhos Brow seu técnico no The Voice em uma delas, destaque para as faixas regravadas “Anunciação”, “Taj Mahal”e a nova versão de “Testando“.
Ellen participou de vários trabalhos com outros artistas e sua carreira decolou, em 2014 ela lançou a faixa “Mundo Virou”.
GOG se tornou grande parceiro da cantora, ambos continuaram a trabalhar juntos, Ellen aparece em vários trabalhos do cantor, e alem dele também tem faixas com vários outros artistas, entre eles Mano Brown e Rashid.
O seu mais recente álbum lançado de é “Afrofuturista” que foi lançado em 2016 tem 17 faixas e conta com a participação de Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Roberta Estrela D’avila e Yusa, destaque para as faixas “Mudernage” e “Solta na Vida“.
Os últimos lançamentos da cantora vieram em 2018 com o single “Mandingueiro” e em 2019 com “Nuvens no Jardim“.
Atualmente ela conta com mais de 50 mil ouvinte mensais no Spotify, mas sem duvidas e considerada uma das grandes vozes da MPB, mulher preta, mãe e lésbica, Ellen tem uma voz marcante e suas composições e regravações são bastante admiradas e referenciadas até hoje.
Ainda sem lançamento neste ano, mas você pode conferir a nossa playlist especial sobre a cantora em nosso perfil no spotify.