Noticias

Sede da NASA receberá nome de Mary Winston Jackson, primeira engenheira preta da companhia

Homenagem foi anunciada pelo diretor da NASA.

Em pronunciamento realizado ontem (24) o administrador da NASA Jim Bridenstine informou a todos que a sede da companhia em Washington vai receber o nome de sua primeira engenheira preta a participar de um programa espacial.

Mary Winston Jackson é natural da Virginia, com bacharel em Matemática e Física pela Universidade Hampton, entrou na companhia ainda quando a se chamava NACA (National Advisory Committee for Aeronautics) e com o tempo foi trabalhando e adquirindo mais conhecimento e experiencia, trabalhou em vários setores e sedes diferentes da empresa até chegar ao cargo de engenheira de voo.

Mary Winston Jackson via NASA

Bridenstine ainda disse que, “Sabemos que muitas outras pessoas de cores e origens diversas contribuíram para o nosso sucesso, e é por isso que continuamos as conversas iniciadas há um ano com a Campanha da Unidade da agência. A NASA se dedica ao avanço da diversidade e continuaremos a tomar medidas para fazê-lo.“.

Ela ficou mais conhecida apôs o lançamento do filme Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo no Brasil) que retratada a história do papel fundamental de 3 cientistas pretas durante a corrida espacial, elas calcularam as trajetórias de voo do Projeto Mercury e do Apollo em meio a Guerra Fria, o filme é uma adaptação do livro Hidden Figures: The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race, o papel de Mary ficou na responsabilidade de Janelle Monáe que estrelou ao lado de Taraji P. Henson que interpretou Katherine Johnson e Octavia Spencer que atuou como Dorothy Vaughan.

Dorothy Vaughan, Octavia Spencer, Katherine Johnson, Taraji P. Henson, Mary Winston Jackson e Janelle Monáe

Em 2019, o presidente dos EUA Donald J. Trump assinou a honra Hidden Figures Congressional Gold Medal Act (Lei da Medalha de Ouro do Congresso de Figuras Escondida) de maneira póstuma para Mary, Katherine e Dorithhy .

Carolyn Lewis filha de Mary agradeceu e ressaltou a importância de sua mãe para a ciência, “Estamos honrados que a NASA continua celebrando o legado de nossa mãe e avó Mary W. Jackson. Ela foi uma cientista, humanitária, esposa, mãe e pioneira que pavimentou o caminho para o sucesso de milhares de outros cientistas, não só na NASA, mas também em toda a nação.”.

Via: NASA e TecMundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: