O mundo está parando, e nos tendo que mudar tudo da noite para o dia, por conta de um vírus que pode ser letal para muitos, o Coronavírus (COVID-19) “é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia.”
Origem
Para entender o coronavírus precisamos saber onde tudo começou, na província de Hubei na China foi registrado o primeiro caso do coronavírus ainda em 2019, as primeiras ocorrências foram relatadas na virada do ano e a incidência aumentou de maneira exponencial nas primeiras semanas.
Sinais e sintomas
O COVID-19 tem sintomas parecidos com o da gripe como a tosse e nariz escorrendo, mas também pode apresentar febre, dor de garganta e até dificuldade para respirar em casos mais graves.
Transmissão
O possível transmissor do vírus para os humanos sejam determinadas espécies de morcegos e o pangolim, um animal consumido como alimento exótico em algumas regiões da China. Mas os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. Ao que se sabe, a transmissão entre humanos e a contaminação por gotículas respiratórias ou contato.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
“A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.“
Em outras palavras, podemos estar infectados mas não apresentando os sintomas.
Prevenção
A melhor forma de se proteger do vírus e higiene pessoal e de seus materiais:
Lave as mãos antes de qualquer atividade ou utilize álcool em gel, evite tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Quarentena
A quarentena e essencial para que o vírus não se espalhe, e seja rapidamente controlado, infelizmente teremos que parar de trabalhar, e alguns terão que trabalhar, a grande realidade e que mesmo com medidas sendo tomadas, todos estamos expostos ao vírus, a quarentena e a melhor forma de reduzir os danos causados pelo vírus, a Itália esta vivendo um grande terror devido a falta de medidas quando o vírus chegou a Europa, o numero de mortos no pais já superou o de 4,000 e não para de subir.
Casos
No momento em que essa matéria e escrita são 282,395 casos confirmados no mundo, com 177,384 em tratamento com coronavírus, 93,189 curadas e 11,822 óbitos no mundo todo. Na China temos 6,013 casos ativos, 3,255 óbitos e mais de 71,000 pessoas curadas. No Brasil, temos até o momento temos 964 casos da doença, 2 casos recuperados e 11 óbitos.
Fonte: Governo Federal, Sanarmed, G1 e Bing




Deixe um comentário