Sem categoria

Retrospectiva Cultura Preta 2019

Vamos relembrar grandes momentos e conteúdos do CP em 2019!

Com certeza maioria de nos vai dizer que esse ano foi bastante movimentado e cheio de acontecimentos inesperados, todos sabíamos que aqui no Brasil devido a situação politica o ano seria bastante difícil, mas podemos ver também grandes conquistas e grandes feitos, e nos do CP não ficamos atras, nos passamos por uma grande mudança e hoje nos firmamos como um blog de entretenimento negro produzido por pessoas pretas, então em nossa retrospectiva voçe vai ver grandes momentos que tivemos durante este ano de 2019!

Janeiro

A primeira ideia era de se tornar uma revista semanal trazendo conteúdo para gente preta, e a partir dali surge também nosso canal no Youtube com o lançamento do quadro “De preto para o preto” trazendo pessoas negras para entrevistas onde conhecemos varias vivencias e experiencias de pessoas pretas, as primeiras convidadas foram Paula Gois e Nathalla Gois do projeto Tranças e Black, o influenciador Iusley da Mata e youtuber Paula Brenda que foi a primeira entrevistada do quadro! O mês também trouxe a chegada da parceira Studio Crisleine Assunção!

Fevereiro

Fevereiro foi um mês de muito trabalho para a construção da “revista” que já ganhava um corpo a parti daqui foi se tornando um blog, trazendo noticias que repercutiam na grande mídia nas quais pessoas negras estavam envolvidas, com isso podemos noticiar grandes feitos como a vitoria de Spike Lee, Mahershala Ali, Regina King e o filme Pantera Negra como grandes premiados do Oscars.

Março

Com certeza o carnaval foi inesquecível, varias homenagens nos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo a grandes pessoas negras de nossa historia, março também foi o mês que o assassinato de Marielle Franco completou 1 ano e alem de homenagens, pessoas suspeitas do crime e foram presas apos investigações que acontecem até hoje. O BBB 19 também se encerrou neste mês e ficou marcado pelo recorde de negros na edição do programa com Rízia Cerqueira , Gabriela Hebling, Rodrigo França e Danrley Ferreira entre os participantes, edição marcada pela musica “Cota não e esmola” de Bia Ferreira sendo cantada em uma das festas da edição, a mesma que mostrou algo que veriamos durante o ano, falas e atitudes racistas acontecendo dentro e fora dos realitys show. Neste mês recebemos Ester Sabino que diretamente de Brasilia para o “De preto para o Preto“.

Entrevista Ester Sabino

Abril

Um mês marcado com um assassinato cruel de um homem negro pelo estado, Evaldo dos Santos estava com sua família quando seu veiculo foi alvo de mais de 80 tiros de soldados do exercito. Um crime que até hoje não tem nenhum culpado preso. No mesmo mês vimos o lançamento de HOMECOMING de Beyoncé no Netflix e a cantora simplesmente nos primeiros dias do show disponível na plataforma já quebrou recordes de reprodução.

Evaldo dos Santos

Maio

Maio começou com as primeiras conquistas da serie de misses negras que teríamos durante o ano, Cheslie CrystKaliegh Garris Nia Imani Franklin  venceram os Miss EUAMiss Teen 2019 e Miss America 2019 respectivamente, e Rihanna lançava sua grife Fenty, o Brasil venceu os 4×100 no Mundial de Atletismo com Rodrigo Nascimento, Derick Silva,Jorge Vides e Paulo André. Neste mês o CP trouxe uma matéria sobre o racismo e preconceito de motoristas de aplicativos de transporte, relatamos dois casos graves que quase que ocorreram simultaneamente, com a fotografa Naina Costa e o humorista Yuri Marçal, veja.

Cheslie Cryst, Kaliegh Garris e Nia Imani Franklin

Junho

Começamos este mês recebendo Andrea Félix em nosso canal para uma entrevista com muita vivência de uma mulher preta na música e no rap, SZA foi vitima de racismo por funcionários da loja Sephora. Tássia Reis lançou seu álbum “Prospera” e a seleção feminina participava da Copa do Mundo FIFA de futebol feminino na França, entre as jogadoras convocadas, a rainha Marta, a recordista em participações em Copas do Mundo Formiga, a jovem atacante Ludmila e a Goleira Barbara, o Brasil caiu para a as donas da casa nas oitavas de final. E na NBA, o Toronto Raptors foi campeão da em cima do Golden State Warriors que era o atual campeão, o MVP da temporada foi o grego Giannis Antetokounmpo.

Entrevista com Andrea Felix

Julho

O mês começou com o anuncio de Halle Bailey para interpretar Ariel no cinemas no live-action de “A pequena Sereia“, estreava no cinema o filme live -action “O Rei Leão”, entre o elenco, Beyoncé, e Donald Glover na dublagem americana e Iza e Ícaro Silva na dublagem brasileira, acompanhado do filme, Beyoncé lançou o álbum “The Lion King: The Gift” com participações de Jay-Z, Blue Ivy Carter, Burna Boy, Childish Gambino, Kendrick Lamar e vários artistas. Neste mês o CP cresceu e recebeu novas membros para a equipe, são eles Emerson Soares, Mariana Moreira, Asafe Xavier, Mohana Silva, Hector Sousa, Cléo Martins, Thiago Aristeu, Mauro Aniceto e Débora Sâmia, posteriormente entraram Nanda Mamicardi e Dandara Tonantzin. O blog recebeu sua primeira serie que foi a “Mulheres Negras Inspiradoras” em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Este mês marcou nossa despedida da atriz Ruth de Souza.

Agosto

Recebemos Dandara Tonantzin que ainda não integrava o CP para o “De preto para o Preto”.

Entrevista Dandara Tonantzin

Setembro

Com certeza um dos meses mais movimentados do CP, fizemos a nossa primeira cobertura de festival e foi nada menos que o Festival Timbre, o festival apresentado por Dandara Tonantzin recebeu grandes nomes da musica nacional como Baco Exu do Blues, Black Pantera, TUYO que recebeu o CP para gravar o “De preto para o Preto”, e Vaine e Natania Borges que também concederam entrevista ao CP no Festival. Podemos conferir a assessão de empreendedoras negras como Indianara Felix e Iza Marques que hoje são referencia na venda de laces. Conhecemos Isma Almeida e Maria Gabriela as djs do Baile da Cuceta. Tivemos um assassinato que deixou todo o pais chocado, Agatha Felix de apenas 8 anos foi morta pela policia no Rio de Janeiro.

Entrevista com Tuyo

Outubro

Os festivais começaram a ser frequentes para o CP e o seguinte foi o Festival Aya que recebeu Bia Ferreira, Felipe Vianna, Os Negros estão aqui e vários outros artistas, e Angela Davis veio ao Brasil e Mariana Moreira acompanhou a passagem da grande intelectual negra americana. Ludmila vencia o premio de “Cantora do Ano” e Dj Renha da Penha levou 2 dois prêmios do “Premio Multishow“.

Angela Davis

Novembro

O “mês negro” chegava com o CP fazendo a cobertura oficial do Zureta, que recebem Uiara, Baile da Cuceta, Jamal, Andrea Felix e vários outros artistas. O reality show a Fazenda protagonizou um caso explicito de racismo, a vitima foi a modelo Sabrina Paiva que foi chamada de macaca por um dos câmeras do reality. O CP chegou a grandes marcas neste mês nas redes sociais, ultrapassamos 20 mil curtidas no Facebook e mais de 10 mil seguidores entre Instagram e Twitter. Conhecemos a cantora JUCY, nos despedimos de Reinaldo, o príncipe do samba, Normani foi anunciada a primeira embaixadora da marca Savage x Fenty de Rihanna‬, Aline Aguiar foi escolhida para apresentar o Jornal Nacional e foi a 2 negra a ocupar a bancada, Cacau Protásio foi vítima de racismo durante gravação de um filme.

Aline Aguiar

Dezembro

E para fechar o ano o CP anunciou o “Festival Cultura Preta” que irá ocorrer dia 12 de Janeiro, o encontro entre Maju Coutinho e Maria Alice, uma pequena criança fã da jornalista que viralizou na internet apos seu vídeo assistindo a jornalista na TV, posteriormente Maju Coutinho venceu o premio de “Jornalista do Ano” no Troféu Domingão, estudante de Ciências Sociais Nathiele Macedo estrou no blog do CP com o texto “A música da década e o otimismo diante do caos“. Zozibini Tunzi a Miss Africa do Sul foi eleita Miss Universe e Lara Monterry o Miss Brasil Universo Infanto, Beyoncé anunciou o lançamento de “Ivy Park” para 18 de janeiro de 2020, Vaine lançou a faixa “Só uma fase” com Isa Fligs, o rapper também falou com o CP sobre seus projetos para 2020. Toni-Ann Singh a Miss Jamaica venceu o Miss Mundo, em Uberlândia o CP cobriu a final do Miss Beleza Negra da cidade, a vitoria de Kelly Karoline.

Maju Coutinho

Compartilhamos muitos momentos juntos, o CP cresceu e pode chegar a vários lugares e ate países, crescemos nas redes sociais, geramos debates e acima de tudo isso, pudemos entregar conteúdos feitos de gente preta para gente preta.

A Equipe Cultura Preta deseja a todos boas festas e nos encontramos aqui em 2020!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: