Hoje é Halloween, nada mais combina com a noite do dia das bruxas que um bom filme de terror, não é mesmo? Estamos bastante acostumados com filmes de horror em que os protagonistas são pessoas brancas, assim nasceu aquele clichê “pessoas negras são as primeiras a morrer em um filme de terror”. Por isso venho aqui trazer 5 filmes, protagonizados por negros, para você assistir sozinho, ou acompanhado, nesse dia das bruxas.
1 – Corra!, de Jordan Peele
Começarei pelo diretor que vem mudado a forma de fazer terror nesses últimos anos, seja modificando as formas que já estavam estabelecidas, seja pela sua temática cheia de críticas raciais e sociais nos seus longas. Jordan escreveu e dirigiu dois filmes de terror, até então, Corra!, de 2017, e Nós, de 2019. Trouxe aqui para essa lista o primeiro filme, que ainda faturou um Oscar de Melhor roteiro.
2 – Ao Cair da Noite, de Trey Edward Shults
Esse provavelmente não é o melhor filme dessa lista, porém é interessante para alguém que quer assistir algo mais leve. O filme é aquele clichê de filmes de assombração: uma família se muda para uma casa misteriosa e suspeita, coisas vão acontecendo, a família começa a ficar desconfiada que aquele lugar não é um lugar qualquer, as coisas começam a acontecer de verdade.
3 – Ma, de Tate Taylor
O filme mais recente dessa lista, foi lançado nesse ano de 2019. Recebeu algumas críticas negativas, porém não poderia deixar de fora um filme de terror protagonizado pela maravilhosa Octavia Spencer. Nesse longa, a atriz é uma mulher solitária se torna amiga de um grupo de adolescentes, permitindo que eles festejem em sua casa. Depois desse evento coisas estranhas começam a acontecer…
4 – A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero
Esse é um clássico. O filme de 1968 é um dos primeiros filmes de terror que usa zumbis como os vilões/monstros da histórias. Mas o que um filme do século passado traz de tão bom para essa lista? É o primeiro filme mainstream onde o líder do grupo é um personagem negro, saindo do seu papel de ser o primeiro a morrer na trama. Para quem tem dificuldade de assistir em preto e branco, existe um remake do filme de 1990.
5 – As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Não poderia deixar de trazer aqui um filme brasileiro para essa lista. Alguns desconhecem, mas o cinema de terror brasileiro está em ascensão nessa última década, e dois nomes importantes são: Juliana Rojas e Marco Dutra. Esse filme não é um completo terror, a figura do monstro está sempre presente, porém se mistura com um drama familiar bastante envolvente. Se você não está acostumado com o cinema brasileiro além do Globo filmes, essa é uma ótima porta de entrada.