Hoje (04), a rapper Ebony participou da cerimônia de lançamento do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva e de autoridades dos Três Poderes.


O pacto pretende integrar políticas públicas para conter a escalada da violência contra mulheres, melhorar a resposta de proteção e atendimento e fortalecer ações preventivas em longo prazo.
Convidada para representar a cultura e a periferia em um espaço institucional, Ebony levou ao evento a perspectiva do hip-hop e a vivência de uma mulher negra no Brasil, com uma mensagem de inclusão e reforçando a importância de escutar vozes diretamente atravessadas pela misoginia e violência de gênero.
“Foi uma honra estar representando a minha música e toda a minha classe, sendo uma mulher negra da Baixada do Fluminense e que convive diretamente e indiretamente com a misoginia. O feminicídio nada mais é do que o último estágio de um problema que começa na criação dos meninos”, relata a cantora. “O hip-hop é um gênero sobre revolução e protesto, então não poderíamos ficar de fora do debate”, completa Ebony, destacando a dimensão cultural da problemática.
O encontro marcou um gesto de mobilização e compromisso, aproximando o poder público e a sociedade civil e simbolizando a presença de Ebony como uma caminhada rumo a construção de medidas efetivas contra o feminicídio.




Deixe um comentário