Depois de inaugurar uma nova fase com o single “SP” e “Princípios”, Danzo aprofunda sua narrativa com o lançamento de DOISMILEVINTEHOJE. O álbum consolida um artista em plena expansão criativa, que parte de suas vivências para propor novos caminhos estéticos e sonoros dentro do rap e do trap nacional. 

Capa do álbum “DOISMILEVINTEHOJE” de Danzo Foto: Reprodução

Em DOISMILEVINTEHOJE, a maturidade aparece tanto na escrita quanto nas escolhas musicais. O projeto atravessa diferentes referências e sonoridades globais, deslocando o rap para além de fórmulas já conhecidas e reafirmando o movimento como princípio criativo. A ideia não é seguir tendências, mas provocar novas escutas e ampliar possibilidades dentro da cena.

Ao falar sobre as referências musicais do álbum, Danzo destaca o desejo de ampliar o olhar do público sobre a música e suas possibilidades. 

Anúncios

“Eu quero abrir mais a mente das pessoas pra ver que tem muito mais coisa pra se explorar, tem muito mais musicalidade. A gente pode buscar referências em vários lugares e trazer isso para o Brasil. Pra mim, é sobre não estagnar a cena e fazer algo diferente a cada ano.”

A construção estética e conceitual do álbum é guiada pela direção criativa de Caio Reis, que acompanha o artista na expansão dessa nova fase. O trabalho parte da versatilidade natural de Danzo para explorar novas sonoridades e criar pontes entre o rap brasileiro e referências globais. Entre elas, o disco incorpora elementos que dialogam com matrizes africanas, incluindo uma faixa construída a partir de referências marroquinas, ampliando o vocabulário sonoro do rap brasileiro sem perder sua identidade.

Anúncios

O álbum também reflete o olhar atento do artista para as transformações da própria cena. Em um cenário de consolidação de vozes femininas no rap nacional, Danzo abre espaço para colaborações que dialogam com esse momento, convidando NandaTsunami, artista revelação em 2025, e MC Luanna, nomes que ampliam a diversidade de narrativas presentes no disco.

Sob essa perspectiva, DOISMILEVINTEHOJE se constrói como um projeto que não busca repetir fórmulas já consolidadas, mas avançar sobre elas. A produção e a direção criativa trabalham juntas para tensionar limites e reposicionar o rap em um território mais amplo, conectando o rap nacional a novas geografias culturais e sonoras.

Ouça aqui!


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios