Emicida grava no dia 8 de fevereiro o clipe de “Us Memo Preto Zica”, faixa de seu mais recente álbum, “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores”. O público poderá acompanhar esse momento, já que a gravação acontecerá no palco do Quintal dos Prettos, evento da dupla Prettos, formada por Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, com quem o rapper já fez diversas colaborações musicais nos últimos anos.

“Us Memo Preto Zica” é a segunda faixa do disco a ganhar um videoclipe oficial. A animação “Quanto Vale o Show Memo” foi lançada em dezembro, com o álbum. 

“Tudo que a gente tem a gente deve ao samba. Estar no Quintal dos Prettos é testemunhar a força de uma história construída com verdade, coerência e muito amor pela cultura popular brasileira. Magnu, Maurílio e Margareth Valentim [empresária da dupla] carregam quase 30 anos de caminhada, sustentando um samba vivo, coletivo, contemporâneo, feito de memória, afeto e resistência. O Quintal não é só música: é território, é encontro, é comunidade pulsando junto. Eles são representações de Preto Zica pra mim. É por isso que nossas Mesmas Cores e Mesmos Valores precisam ser cantados, sentidos e vividos no chão desse quintal”, diz Emicida sobre a escolha do local para a gravação. “Vou precisar de todo mundo lá com a letra decorada pra gente fazer bonito”, completa. 

Anúncios

Criado há quase oito anos por Magnu Sousá, Maurílio de Oliveira e Margareth Valentim, o Quintal dos Prettos nasceu reunindo cerca de 200 pessoas e hoje se consolidou como uma das rodas de samba mais importantes do Brasil. Um projeto 100% independente, sustentado por uma engrenagem que envolve mais de 100 profissionais apaixonados, e que transformou o Quintal em território de afeto, memória, resistência e futuro. 

Sobre o disco “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores”

Anúncios

Seis anos após seu último lançamento, Emicida retorna à arena com “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores”, um disco de canções inéditas que se debruça sobre a obra dos Racionais MCs, em especial o álbum “Cores & Valores” (2014). Mais do que uma releitura, o projeto nasce como gesto de reverência e continuidade: um movimento raro, preciso e corajoso, que parte do reconhecimento de quem formou sua visão de mundo e de música. Se para Mano Brown foi o Public Enemy, para Emicida foram os Racionais — e a pergunta que atravessa o disco é simples e profunda: qual o tamanho do agradecimento aos mestres?

São 10 faixas conectadas pela força da palavra, em uma costura artesanal, analógica e meticulosa de rimas, samples e sentidos. Ao lado de parceiros históricos como DJ Nyack, Rashid e Projota, e atravessado por sons da natureza, memórias familiares e vozes que vão das filhas à mãe, Dona Jacira, o disco propõe um rap técnico e estético, firme o bastante para se mostrar vulnerável — menos ancorado no trauma, mais atento à presença, ao cotidiano e à própria caminhada. 

Anúncios

Ao convidar o ouvinte a revisitar obras que também o transformaram, Emicida amplia o gesto individual em experiência coletiva. Com participações como Amaro Freitas e Vitor Arantes ao piano e narrativas que atravessam passado, presente e futuro da periferia brasileira, “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores” confirma que sempre houve muito de Racionais em Emicida — e que este é apenas mais um capítulo dessa história. O disco chegou às ruas em 11 de dezembro de 2025, pela Altafonte, com edição da BOA Música. Nesse projeto, também estão presentes Henrique Albino e os produtores Fejuca, Damien Seth, Nave e Grou.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios