A coprodução brasileira e indígena YANUNI entra na lista de pré-candidatos ao Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira, dia 16, a shortlist de possíveis indicados em dez categorias, incluindo Melhor Documentário. Os indicados ao Oscar 2026 serão revelados no dia 22 de janeiro e a cerimônia será realizada no dia 15 de março.

Pôster do longa “YANUNI” Foto: Reprodução

O filme acompanha a trajetória de Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimã, na Terra Indigena Xipaya, no município de Altamira (PA), que, ao lado do seu marido, Hugo Loss, agente ambiental e então coordenador de operações de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), luta contra o avanço da mineração e do garimpo, em defesa dos territórios indígenas, povos e comunidades da Amazônia. Em meio a constantes ameaças, ela ainda vive uma maternidade, expondo-se aos conflitos, mesmo a custo pessoal.

Com sua narrativa impactante sobre a sabedoria e a resistência indígena, o documentário é uma produção da Malaika Pictures, com produção executiva de Eric Terena e conta também com participações das artistas indígenas Katu Mirim e Djuena Tikuna, na construção da trilha sonora.

Anúncios

Produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim), YANUNI, acumula prêmios em festivais internacionais e tem se consolidado como um dos títulos mais premiados do cinema ambiental esse ano.

Anúncios

YANUNI iniciou sua trajetória em grandes festivais, como Filme de Encerramento no Tribeca Festival, em Nova York, um dos eventos mais relevantes do circuito internacional. Recebeu o Grand Teton e ganhou como melhor longa-metragem documental (feature documentary) no Jackson Wild Media Award, considerado o Oscar do cinema de natureza. Em Los Angeles (EUA), YANUNI também recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Red Nation International Film Festival, o maior festival de cinema de Povos Originários e Indígenas no mundo.

Anúncios

No Brasil, foi reconhecido com o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo — um dos mais tradicionais e importantes eventos audiovisuais da América Latina.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios