Após 10 edições realizadas entre 2018 e 2020, a comunidade do Samba do Querosene retoma em grande estilo o projeto “Nosso Samba te Convida!”. A primeira agenda da nova temporada acontece em 5 de outubro de 2025, das 14h às 19h, na tradicional Praça do Morro (Butantã), com feira de expositores, oficina de percussão, espaço kids e roda de samba com o Coletivo Pagode na Lata. A entrada é gratuita.

Samba do Querosene Foto: Marcella Barbosa

“As rodas de samba na praça cumprem um papel importante no fortalecimento comunitário, incentivando a ocupação do espaço público e promovendo a socialização. Do samba raiz da periferia aos artistas mais badalados das rodas do centro, nossa ideia sempre foi convidar grupos e artistas que nos inspiram. Dessa forma vamos promover intercâmbios culturais e mostrar que o Morro do Querosene também faz samba”, destaca Hercules Laino, fundador e integrante do Samba do Querosene.

Convidado da estreia, o Coletivo Pagode na Lata é originário da região da Cracolândia, em São Paulo, e se tornou um poderoso exemplo de inclusão social pela cultura. Formado em 2017 por moradores, trabalhadores e usuários do território, o grupo conquistou o público com sua qualidade musical e irreverência, interpretando clássicos do samba e do pagode e mesclando com outras sonoridades, como rap e funk.

Anúncios

Entre outubro de 2025 e maio de 2026, o projeto terá seis edições, celebrando a riqueza e a diversidade do samba paulista e brasileiro. Depois do Coletivo Pagode na Lata, será a vez do autêntico som de Dessa Brandão (02/11), a poderosa voz de Raquel Tobias (07/12) e a força feminina de Roberta Oliveira (08/03). A tradição do Samba da Vela chega ao morro com Chapinha e os Batuqueiros da Vela (12/04).

“É na força dos artistas e das escolas tradicionais que o samba encontra sua raiz e se renova, porque o novo sempre vem”, ressalta Cauí Carvalho, fundador do Samba do Querosene e um dos compositores do Samba da Vela. Já o encerramento fica por conta do mestre Tião Carvalho (03/05), vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2025 na categoria Cultura Popular.

Anúncios

O samba e a cultura popular brasileira só existem como os conhecemos graças à força inabalável das mulheres negras. Foram elas as guardiãs da memória, as condutoras das rodas, que transformaram a dor em canto e mantiveram o samba vivo mesmo em tempos de criminalização e perseguição. Reconhecer a mulher negra no samba, portanto, é fazer justiça histórica e cultural. É devolver a elas o lugar que sempre foi seu por direito: o centro da nossa cultura”, afirma Ligia Nicacio, vocalista do Samba do Querosene.

Idealizado e realizado pelo grupo Samba do Querosene, o projeto foi contemplado pela 2ª Edição de Fomento às Comunidades de Samba e Fomento ao Samba da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.  

SERVIÇО 
Data: 05 de outubro de 2025 (domingo) 
Horário: 14h às 19h 
Local: Praça do Morro | Rua Capitão Frederico Pradel, 39, Butantā – SP  


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios