No dia 13 de setembro, a produtora cultural e estúdio musical Gaba Music realiza a 5ª edição presencial do evento Toca Fuga, no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla, a programação reúne shows, exposição, discotecagem, flash tattoo e brechó, reafirmando o espaço como um polo de resistência, encontro e aquilombamento cultural.
O Toca Fuga nasceu em 2022, em formato de lives no Instagram da Gaba Music, convidando artistas periféricos para bate-papos e apresentações musicais. A partir de 2024, com o apoio do Fomento à Cultura da Periferia (8ª edição), o projeto passou a ocupar o espaço físico da produtora, ampliando suas atividades e fortalecendo o território.
Nesta edição, o público vai acompanhar os shows de Lili Black e Killa Bi, a exposição da artista visual Haline Farias, discotecagem da DJ Laurah, flash tattoo com Michelle Rainer e o brechó Muxima. Além disso, o evento mantém o microfone aberto, estimulando que novas vozes e conexões artísticas surjam a cada encontro.O nome Toca Fuga se inspira em um dos possíveis significados da palavra Jabaquara em tupi, que remete a “toca da fuga”. A escolha conecta o evento à memória do território, reconhecido como rota de passagem e refúgio rumo ao Quilombo do Jabaquara, em Santos, um espaço histórico de acolhimento de pessoas negras em fuga do regime escravagista.
A fundadora da empresa Gaba Music, a artista, educadora e produtora Gabriellê, nasceu e cresceu na Vila do Encontro, no Jabaquara, e idealizou o projeto como forma de resgatar a potência cultural do bairro. O próprio nome do selo e produtora é uma homenagem à Zacimba Gaba, princesa angolana e líder quilombola que organizou revoltas e fugas, acolhendo pessoas escravizadas em seu quilombo, símbolo de resistência e inspiração para a atuação da idealizadora.
Desde sua primeira edição, o Toca Fuga já recebeu artistas como Brisa Flow, Gabrelú, PAMKA, Ingrid Martins, Guayana, Sodomita e a própria Gabriellê, reforçando seu compromisso em fomentar a produção artística independente. O público-alvo do evento são pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres e artistas periféricos, promovendo trocas, formações e experiências que fortalecem trajetórias individuais e coletivas.
Mais do que uma programação cultural, o Toca Fuga reafirma a importância de valorizar e fomentar a cultura preta e periférica em regiões da cidade pouco contempladas por políticas públicas e iniciativas privadas.
Serviço: Festival Toca Fuga – 5ª edição
Local: Gaba Music – Jabaquara (SP)
Data: 13 de setembro de 2025
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla




Deixe um comentário