Liniker foi homenageada nesta terça-feira, dia 20 de maio, com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma das mais importantes condecorações do setor no Brasil, concedida pelo Ministério da Cultura. A cerimônia de entrega aconteceu na reinauguração do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Ordem do Mérito Cultural (OMC) Foto: Reprodução

Reconhecida por sua contribuição à música brasileira e por seu papel fundamental na ampliação da representatividade no cenário artístico, Liniker se juntou a outros nomes agraciados com a honraria neste ano. A artista recebe homenagem no grau “Cavaleira”, referente àqueles que tiveram contribuições relevantes em suas áreas de atuação, ao lado de nomes como Elisa Lucinda, Maeve Jinkings, Mônica Martelli e Paula Lima. A solenidade celebra quatro décadas do Ministério da Cultura com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.

Não foi a primeira vez que Liniker conquistou uma honraria, em 2023 se tornou imortal pela Academia Brasileira de Cultura (ABC), ocupando a cadeira que pertenceu a Elza Soares.

Anúncios

Criada em 1995, a OMC é uma condecoração anual do governo federal que celebra figuras que promovem e fortalecem a cultura nacional. Entre os homenageados de edições anteriores estão nomes de destaque como Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, entre outros. 


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios