A ginasta Rebeca Andrade entrou para a história do esporte brasileiro nesta segunda-feira (21), ao se tornar a primeira atleta do país a vencer o Prêmio Laureus, uma das mais prestigiadas premiações esportivas do mundo, conhecida como o “Oscar do Esporte”. A cerimônia, realizada em Madri, na Espanha, reconheceu Rebeca na categoria “Retorno do Ano”, celebrando sua trajetória de superação após enfrentar uma série de lesões no joelho que quase encerraram sua carreira.


O prêmio simboliza o reconhecimento internacional de uma das maiores atletas da ginástica artística mundial. Rebeca brilhou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e voltou ainda mais forte em Paris 2024, onde derrotou a lendária Simone Biles na final do solo e conquistou a medalha de ouro. A brasileira ainda levou outras três medalhas: duas pratas (no individual geral e no salto) e um bronze por equipes — resultados expressivos alcançados mesmo após passar por três cirurgias no joelho.
Em sua primeira conquista no Laureus, Rebeca recebeu o troféu das mãos do ex-capitão da seleção brasileira de futebol e pentacampeão mundial, Cafu.
Durante o discurso, a ginasta emocionou o público ao agradecer sua equipe e destacar a importância do suporte psicológico em sua jornada:
“Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssima para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline (Wolff), minha psicóloga. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo cuidado durante meu período de lesões. Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo.”
A noite também celebrou outras estrelas do esporte mundial. Simone Biles foi eleita Atleta Feminina do Ano pela quarta vez, Lamine Yamal, promessa do Barcelona, venceu na categoria Revelação do Ano, e o Real Madrid foi premiado como Time do Ano, reforçando o protagonismo do clube espanhol no cenário internacional.




Deixe um comentário