A PerifaCon, instituição referência nacional em engajamento e democratização da cultura geek nas periferias, realiza a mostra ‘Funk Arte & Resistência’ no Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, a partir da próxima quarta-feira (19). A exposição é gratuita e segue até o dia 20 de abril, com o intuito de ressaltar a cultura do funk paulista e incentivar o trabalho de artistas negros e periféricos. O evento de inauguração foi nesta quarta-feira, das 10h às 11h30.


A curadoria foi feita por Andreza Delgado, curadora com foco na produção de artes visuais de diferentes linguagens e narrativas negras, além de co-fundadora e diretora criativa da PerifaCon. “Para nós, é uma honra chegar ao Museu das Favelas, onde podemos apoiar e valorizar ainda mais os artistas das comunidades de São Paulo. Em celebração ao funk paulista, queremos partilhar visões e promover a discussão sobre as reais vivências nas periferias”, explica Andreza.
A diretora criativa também está à frente do projeto “Beco dos Artistas”, sempre presente na programação da Convenção Nerd das Favelas, que já contribuiu para divulgar o trabalho de pelo menos 200 talentos no país por meios digitais e em ações presenciais. “Temos o compromisso social de trazer a periferia com o devido brilhantismo nas produções de conteúdo, seja nos games, arte, música ou outras formas de expressão”, complementa a diretora.
“É com muita felicidade que recebemos essa nova exposição, que tem um papel fundamental para dar visibilidade à arte e cultura periférica. O Museu das Favelas é um espaço criado para preservar e exaltar memórias e potências criativas das comunidades, e a mostra tem tudo a ver com esse propósito”, comenta Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
Entre os artistas expostos no Museu das Favelas estarão Akorô, Bárbara Tristão, BYA, DiasZz, Douglas Paiva, Hiago Bezerra, Hedinho, Homem Saudade³, Jeff, Maurício Sacramento, Wesley Fernandes, Tele Barbera, Everton dos Cortes, Luiz One, Lyv, Markus Cza, Mity Dias, O Tal do Alê, Ronam Santos, Suzana Leite e Tami Silva.
No dia 4 de abril, às 15h, será realizada uma roda de conversa sobre a cultura funk com a presença de convidados. A entrada será aberta ao público.

Serviço
Exposição “Funk Arte & Resistência”
Atividade gratuita, é necessário retirar o ingresso antecipadamente pelo Sympla:https://www.sympla.com.br/produtor/museudasfavelas
Local: Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Data: De 19 de março a 20 de abril
Recomendação etária: livre.




Deixe um comentário