No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, o TODAS LAB preparou uma programação especial de oficinas para homenageá-las. Os workshops gratuitos, acontecem na Galeria Olido, nos dias 18, 19 e 20, e na Casa Rosa da Mulher, em Itatiba, nos dias 24 e 25 de março.

Foto: Divulgação

Os dois ciclos do projeto promoverão ações de formação, unindo arte, literatura, artes visuais e artesanato, protagonizados por profissionais que se identificam no gênero feminino. As ações visam a equidade de gênero e engajando mulheres, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e pessoas não binárias, e tem o intuito de promover a união de diferentes identidades de gênero.

Nos dias 18, 19 e 20, o público poderá participar, na Galeria Olido, dos seguintes workshops: “Criando sua própria revista em quadrinhos”, ministrado pela ilustradora Lila Cruz (@colorlilas); “Narrar para existir: Construindo histórias em podcast”,  com a Diretora do Laboratório de Comunicação da Énois para redações periféricas, Sanara Santos (@sanaea.ara); “Diálogos íntimos: encontre sua voz, reconstrua sua história”, onde a poeta, dramaturga e atriz Luz Ribeiro aborda a cura através da escrita; “ Mostre seu trabalho: criando vídeos do processo criativo”, a artista visual Negana Pereira (@negana.pereira) propõe o registro e a divulgação dos processos criativos por meio de vídeos; “Arte Feminina: pintura de autorretrato”, a artista AFolego explora a arte de enxergar através da pintura, com técnicas simples e expressivas e, encerrando este ciclo, “Diálogos Poéticos: corpo, voz e palavra no slam com Luz Ribeiro”, no laboratório a potência da tríade corpo, voz e palavra no espaço livre do slam.

Anúncios

Já no segundo ciclo do projeto Todas LAB, que acontece na Casa da Mulher, em Itatiba, nos dias 24 e 25 de março, as mulheres inscritas terão acesso gratuito a seguinte programação: “Impressões urbanas: oficina de lambe-lambe”, onde a artista visual Letícia Ribeiro (@telurica.x) explora as origens dos lambe-lambes, através de discussões interativas e atividade prática; “Introdução à escultura utilizando massa cerâmica”, ministrada pela artista Juliana Moura (@jmniel.art), que irá apresentar as técnicas e matérias básicos da escultura tradicional; “Criando letras com caneta pincel para iniciantes”, a designer e artista de lettering Jady Salvatico (@jadysalvatico) vai abordar o uso da caneta “brush-pen” com foco na caligrafia e, fechando o Todas LAB, a oficina “Bordado e escrita”, que trará uma as técnicas básicas do bordado, com foco no contorno e preenchimento, ministrada pela pesquisadora e artista têxtil Blenda Souto Maior (@pontoemverso).

“Para nós, apoiar um projeto que valoriza a figura da mulher por meio de arte e cultura é algo que se conecta ao nosso propósito de impacto positivo. Como uma empresa B certificada, atuar pela equidade de gênero é algo que está em nosso dia a dia. Que o Todas LAB possa gerar muitos benefícios para as mulheres que participarem das oficinas em São Paulo e em Itatiba”, ressalta Daniel Frazão, coordenador de Sustentabilidade da Vedacit.

“O TODAS Lab é um espaço de experimentação e troca que possibilita às mulheres não apenas desenvolverem suas habilidades artísticas, mas também se reconhecerem como criadoras e protagonistas de suas próprias histórias. Acreditamos que a arte tem o poder de transformar vidas e abrir caminhos para a autonomia, seja pela geração de renda ou pelo fortalecimento da autoestima e do pertencimento. Cada encontro é uma oportunidade para que essas mulheres percebam seu potencial e enxerguem novas possibilidades dentro da economia criativa.” – Arlete, sócia da Nós e co-idealizadora do projeto TODAS Lab.

Anúncios

Idealizado e produzido pela Nós Arte e Cultura, o Todas LAB é apresentado pela Vedacit e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e conta com o co-patrocínio da RTM.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios