O zagueiro Léo, do Athletico, foi vítima de racismo no jogo com o Coritiba, no Couto Pereira, neste sábado, pelo Campeonato Paranaense. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma pessoa, localizada na torcida do Coxa, chamando o jogador de “macaco”, logo após Léo ser expulso, no primeiro tempo da partida.


– Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai em bora, Léo Pelé, seu preto, macaco do caralho. Olha para cá, seu macaco – diz a pessoa no vídeo.
Léo e um segurança do Athletico foram até a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) no Couto Pereira para fazer um boletim de ocorrência sobre o caso, mas o local já não tinha ninguém após o jogo. O B.O. foi registrado nesta segunda-feira na Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), apôs registrar o B.O. o jogador falou com a imprensa:
– Momento difícil. Eu luto por essa causa e passar por isso não é legal. Neste momento eu fiquei muito próximo da minha família. Agora é fazer o que tem que ser feito para que essa pessoa não cometa mais isso com ninguém. A gente não pode ocupar um lugar de vítima em momento nenhum. Que a pessoa pague pelos seus atos. O que peço é respeito e igualdade — disse Léo aos jornalistas presentes na Demafe.
Ao ge, o delegado do Demafe, Luiz Carlos de Oliveira, informou que o caso será investigado, buscando identificar o autor do vídeo.
Em nota, o Athletico informou que “está adotando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei” e que “segue prestando total apoio ao atleta Léo. O Coritiba se posicionou, em nota nas redes sociais, repudiando o episódio e destacando que vai buscar identificar o torcedor.
A Federação Paranaense de Futebol, em nota, repudiou o ato racista e criminoso contra Léo e pontuou que espera “que os responsáveis sejam identificados e punidos pelas autoridades”. O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), também se manifestou nas redes sociais sobre o episódio e destacou que vão “aguardar a polícia identificar quem fez isso e cobrar punição”.
Em campo, Coritiba e Athletico empataram por 0 a 0, no Couto Pereira, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense.
Via: GE




Deixe um comentário