Estreou nesta terça (12) o novo reality show brasileiro da Netflix, ‘Nova Cena‘, que vai premiar um MC com 500 mil reais e uma participação na serie nacional da plataforma ‘Sintonia’, com a apresentação dos rappers Djonga, Tasha & Tracie e Felipe Ret, 12 MC’s buscam o premio passando por desafios que vão de batalhas de rima até criar uma letra para uma faixa ja existente.

Vou dividir esta critica em 3 tópicos para separar melhor cada aspecto da serie que assisti em antecipado a convite da Netflix.
1- Estrutura do reality
Passando em vários cenários a serie começa com a seleção dos candidatos em cada um dos estados, as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo tiveram locais importantes para a cultura hip-hop sendo os ‘palcos’ para a seleção de 4 candidatos em cada cidade.
Durante as seleções podemos perceber que a dinâmica foi igual para todos, a chance única não deixava margem para erros e infelizmente alguns não chegaram nem a disputar pois não conseguiram cantar e no final apenas os melhores de fato foram selecionados.
Durante as provas e difícil não se impressionar com a estrutura montada para as apresentações, iluminação impecável, palcos com publico para trazer a energia afinal não se tem batalha ou show sem publico.
2- Participantes e jurados
Primeiramente e necessário exaltar os jurados que de fato foram sendo quem são, mesmo que redundante e importante dizer isso pois a transparência e sinceridade mostrou o lado ”reality” da produção, nos momentos de julgamento principalmente, as duvidas nas escolhas e nos julgamentos dos participantes após as apresentações e batalhas. Ver 4 MC’s contemporâneos, jovens exalando conhecimento e maturidade ao julgar outros MC’s que buscam o sonho que eles conquistaram e admirável.
Sobre os participantes, gostaria de falar sobre alguns nomes que me chamaram a atenção, a primeira delas sem duvidas é a Afrodite BXD, a jovem do Rio de Janeiro que já apareceu aqui no CP chegou chegando na sua audição e impressionou Ret e D2 (convidado especial), além disso sua historia merece ser contada e seu talento explorado, sem duvidas e uma das MC’s que mesmo se não ganhar, terá maior atenção em seus trabalhos daqui pra frente.
Maria Preta é outra MC extremamente forte e de atitude, apesar do ponto fraco de poucas punch lines em batalhas, ela tem flow e uma poesia mais profunda, uma mulher esforçada durante a serie e pode cativar muitos expectadores, além disso, Maria Preta e Afrodite protagonizam uma grande batalha durante a serie, digna de ser escolhida como o grande embate da primeira temporada do reality.
Outro MC que vai chamar muita atenção será Novak, o jovem mineiro que começou nas batalhas tem muita caneta e mostrou que tem banca pra segurar um feat com a N.I.N.A. é deixar a musica tão boa quanto a original, prestem atenção neste nome, Novak.
No geral, da pra falar que as mulheres são as que mais chamam a atenção, e bem perceptível que elas estão mais preparadas e que sabem melhor usar o improviso do artista nos momentos em que se faz necessário. Isso pode ser reflexo da cena atual que tem mais mulheres em destaque do que homens nos últimos anos.
3- Apanhado geral
Para quem gosta de rap e reality com certeza Nova Cena e o programa que você vai gostar e assistir mais de uma vez, com muita musica, batalhas e surpresas, o reality te prende em frente a TV, e assim como na cena, dificil não escolher um MC para torcer, seja pela sua identificação com os estilos de cada um ou pelas letras que trazem sua vivencia, criatividade e astucia no sonho de se tornar um arista de rap reconhecido no cenário musical.

Assista ‘Nova Cena’ na Netlix, 4 episódios já estão disponiveis e o próximo saíra na terça (19).




Deixe um comentário