Comprometido com a Diversidade, Equidade e Inclusão há mais de 20 anos, o Grupo L’Oréal tem a missão de representar a sociedade dentro e fora da companhia. Com mais de 56% da população do Brasil que se autodeclara preta ou parda, a empresa está dedicada a avançar com a agenda de equidade racial no país. Para isso, neste mês da Consciência Negra, participará da celebração de três anos do MOVER (Movimento Pela Equidade Racial), associação da qual a companhia é cofundadora e signatária, em um evento digital no dia 13 de novembro. Além disso, o Grupo está presente no documentário sobre a região da Pequena África, realizado pelo Movimento com produção da Move Maria, que será lançado em canal de TV e streaming.

“Nosso compromisso com a equidade racial não começa agora e sabemos que precisamos ir além, mas tenho muito orgulho do que já conquistamos e o MOVER é parte fundamental da nossa transformação. No Grupo L’Oréal no Brasil, ao longo desses três anos de movimento, nos dedicamos em aumentar a representatividade negra dentro da nossa organização, mas também promover iniciativas externas que contribuem para a valorização da herança africana. Hoje, 22% da nossa liderança é formada por profissionais pretos e pardos, e dentre diversas ações, o documentário é uma forma de trazer visibilidade para esta região de potência, cultura e memória,” destaca Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil.

LIVE DIA DE MOVER

Celebrando três anos, com mais de 50 empresas associadas, o MOVER atua para promover, por meio de conscientização e do fomento ao desenvolvimento de carreiras e negócios de pessoas negras, a promoção e a aceleração da equidade racial. No próximo dia 13 de novembro, às 13h30, o Movimento realizará uma live através do seu canal no Youtube, onde contará histórias de vida impactadas por meio das ações do impactadas Mathias Dutra da Pepsico, Samira Delgado da Arcos Dorados, Raissa Lima da Magazine Luiza, Claudia Ferreira da Cargill e Bruno Gruion da PWC relatam como foram suas experiências dentro dos programas. Além disso, quatro executivos de grandes empresas vão dar seus depoimentos relacionados aos resultados já alcançados com a associação. Já a atriz Taís Araújo, também confirmada para a live, vai reforçar a importância de movimentos como esse que ajudam a promover ações de diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo.

Anúncios

“Estamos felizes em poder comemorar por meio de uma live os três anos do MOVER. Junto com nossos parceiros, temos buscado cada vez mais trazer impacto social positivo para o mundo dos negócios. Mas a felicidade é em dose dupla, porque nesse mês também estamos lançando o documentário Pequena África no canal Futura e no Globoplay. Quando realizamos o circuito na região pela primeira vez com a alta liderança das empresas participantes do MOVER, tivemos um despertar para a história real do Brasil, uma história que não aprendemos nas escolas e que é tão necessária para trazer a sensibilização e o correto entendimento sobre o processo de apagamento histórico. Por isso, decidimos que era a hora de começar a espalhar conhecimento”, explica Luciene Rodrigues, Gerente de Relações Institucionais do Movimento.

A série documental “Pequena África”, uma iniciativa do MOVER que, contou com a produtora Move Maria na execução, estreia no dia 18 de novembro no Canal Futura e no Globoplay. A produção aprofunda-se na história e no legado construído na região do Cais do Valongo. Desafiando as narrativas históricas convencionais, destaca-se a falta de compromisso na construção de uma imagem digna das pessoas negras no Brasil, expondo como essa lacuna alimenta o racismo estrutural presente na sociedade.

Desenvolvido por uma equipe de pessoas negras, o seriado discorre a partir dos diálogos de Maria Gal, apresentadora dos episódios e fundadora/CEO da produtora Move Maria, com entrevistados fundamentais para falar em detalhes a história da Pequena África e suas influências. “Ter a responsabilidade de falar de nossas memórias, trazendo diversidade através do audiovisual, é um dos meus propósitos. E receber essa incumbência de uma das maiores instituições do país, que é o MOVER, e de grandes empresas que fazem parte dela, para que seja compartilhado com seus colaboradores, é uma missão que me deixa muito honrada em realizar”, disse Maria Gal, apresentadora e CEO da Move Maria.

Anúncios

Criada por Maria Gal, a produtora tem como missão investir em narrativas que se alinham à agenda de diversidade. Apostando na equidade racial e de gênero à frente e atrás das câmeras, a Move Maria vem se afirmando no mercado, contribuindo para um audiovisual com mais equidade e com a verdadeira “cara” do Brasil. As últimas produções foram o talk show Preto no Branco, exibido pelo Grupo Band em 2022, que alcançou mais de 10 milhões de pessoas impactadas, e agora o documentário Pequena África.

“Ao longo dos últimos 7 anos atuando na região, já impactamos mais de 10 mil pessoas, por meio da conscientização, letramento e oportunidades. A expansão do documentário para outros canais de comunicação permite que essa história seja transmitida em maior escala”, reforça Marcelo Zimet. Com sede na região da Pequena África, no Rio de Janeiro, o CEO do Grupo L’Oréal no Brasil está entre os entrevistados do documentário, e destaca a importância do conhecimento sobre a história e do desenvolvimento socioeconômico da comunidade. “Nossa missão é contribuir para uma história brasileira ainda mais diversa, inclusiva e responsável”, conclui.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios