A cantora e compositora britânica Jesuton lançou na ultima sexta (27) a faixa “Boy Lixo”, single de estreia de seu quarto álbum e o primeiro em língua portuguesa, ‘HOJE’, previsto para março de 2025. Com a participação do artista baiano TREVO, a faixa fala de uma forma debochada sobre a superação do fim de uma relação e transita entre gêneros brasileiros que vão do pagodão baiano ao funk, com produção musical assinada por kLAPTH4I e Vincee.

“É um som bastante solar e divertido, em uma comemoração da música preta nacional. Os ritmos são feitos para rebolar na pista e se divertir”, define Jesuton“A letra fala sobre o momento de seguir o seu caminho com leveza e estilo, o passado já passou e achou sua graça”.

Para o produtor kPLAP, destaque no cenário da Bass Music Brasileira, “a proposta do som foi passar uma vibe bem pop, misturando gêneros brasileiros como funk e pagodão baiano, bem percussivo e acho que casou muito bem com as melodias da Jesuton. Foi bem divertido participar da criação desse som com o Vincee”. Posteriormente, TH4I, que é o diretor musical do show, também entrou na produção musical da faixa.

“‘Boy Lixo’ é sobre a graça e suingue que entra no coração quando as narrativas de sofrimento se transformam em superação, libertação e leveza. A Bahia representa esse poder direto de transformação e o TREVO veio para representar isso com bastante humor e precisão”, explica Jesuton. Ela conheceu o artista baiano através do EP visual Água de Flor, que ele realizou com o fotógrafo Hick Duarte. “Com uma sensibilidade dessa, senti que ele ia ser a pessoa certa para juntar no recado”.

Anúncios

Para TREVO, o convite veio em um momento importante da sua carreira. “Eu passava por um período onde precisava me expressar e não tinha recurso, Jesuton me ofertou a ferramenta pra que eu pudesse seguir em frente com minha arte e emergir de uma fase obscura até a luz. É um trabalho lindo, divino, algo que dá pra sentir que foi realizado por forças maiores que a nossa assim como o próprio encontro. É mais uma vitória para a música baiana, mais um grande trabalho realizado através da célula do pagode, dessa vez com uma mulher negra e com proporção mundial”.

Para ilustrar a faixa, um visualizer em formato de lyric video com animação do design da capa, feito por Kevelyn Silva de Oliveira, da CCChave, uma agência de design em São Paulo. O conceito do design foi inspirado nas artes de rua de Recife.

Anúncios

“O visual de Boy Lixo é baseado na estética dos cartazes das casas de show nas décadas de 80 e 90. Todos os elementos gráficos parecem ser uma colagem de papéis. O título ‘Boy lixo’ foi criado usando a 1Rial – uma tipografia que tem letras inspiradas nas placas de rua da cidade de Recife. A direção de arte do single é descontraída como um trabalho manual. Provoca de uma forma divertida, remetendo ao deboche que tem na letra da música”, explica Kevelyn. 

“Criar a direção de arte de ‘Boy Lixo’ foi uma viagem divertida. A música é uma balada de superação gostosa de dançar e cantar, então a arte do single tinha que ser quente, provocadora. Com essa ideia em mãos, nos inspiramos em cartazes lambe-lambe e publicações independentes, fazendo com que a estética do single parecesse uma colagem, cheia de texturas e sobreposições”.

Depois de sete anos sem lançar um álbum, Jesuton volta com mais swing do que nunca!


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios