A moda africana tem ganhado crescente atenção no cenário internacional. De origem ganesa, o tradicional tecido kente e os símbolos adinkras estão presentes desde a alta costura até a moda casual. É nessa mistura entre o tradicional e o contemporâneo, o luxo da realeza africana e a singeleza da alfaiataria regional, que designers de Gana, em collab com o brasileiro  Luiz do Nascimento DeLaja, participam do Amarê Fashion,que acontece entre os dias 07 e 10 de agosto,  no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (Goiás).

Foto: Reprodução

Esta é a 3ª edição da Semana da Moda Goiana,  realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e governo de Goiás, que tem como objetivo promover um intercâmbio cultural e comercial entre o país e o estado. 

Através do projeto Modafrika, com apoio da Embaixada de Gana e da Busia Foundation, o Amarê Fashion receberá coleções do designer ganense Samson Teye Amoah, além de uma coleção exclusiva produzida pelo designer brasileiro Luiz DeLaja, em parceria com um mestre alfaiate de Gana. Todos trabalharão com tecidos tradicionais do país africano, combinados com uma gama diversificada de materiais modernos e presentes na cultura brasileira, desde o upcycling até a incorporação da tecnologia na moda e a celebração do artesanato tradicional.

Anúncios

Designers Convidados

O designer Sampson Teye Amoah, da “Sampson Creations”, usa as icônicas estampas de cera de Vlisco e Woodin – que se tornaram mundialmente famosas por causa do estilo das mulheres de Gana – no Kaba e no Slit, apostando em tendências globais para um traje tradicional e nacional, que adorna casamentos, aniversários, funerais e domingos na igreja, e está em constante evolução.

Anúncios

Luiz Do Nascimento DeLaja, brasileiro e filho de pai nigeriano, estudou moda em Gana e sempre misturou o tradicional africano com toques contemporâneos e modernos. De volta ao Brasil, nos últimos 8 anos ele tem seguido sua paixão, envolvendo-se como criativo em vários projetos, incluindo a curadoria do desfile da Modafarika no Amarê Fashion. Seu primeiro desfile no Brasil, “Uma Ode à minha Mãe”, apresentará trabalhos com inspiração no artesanato de miçangas da cultura indígena brasileira, combinado ao  kente ganês, que também é uma arte ancestral feita à mão.

A coleção apresenta ainda sapatos com estampas produzidas em Goiânia e versões das tradicionais pulseiras Ashanti, produzidas em formato dos símbolos adinkras, impressos em 3D e com material biodegradável metalizado. “Eu parto da minha herança da sabedoria africana e conecto com a tecnologia moderna e raízes brasileiras. Quero com isso deixar referências da nossa ancestralidade para as próximas gerações”, afirma Luiz DeLaja.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios