Capixaba de Vitória e radicada no Rio de Janeiro, Kika Carvalho é artista visual, com obras expostas em Inhotim e na Pinacoteca de São Paulo, além de países como Portugal, Itália e Estados Unidos. Kika está em Belo Horizonte como artista convidada da 3ª edição do MAMU – Morro Arte Mural, que acontece no Morro do Papagaio durante o mês de junho. 

Obra de Kika Carvalho Foto: Reprodução

Versada em diferentes suportes, técnicas e escalas, suas obras têm como foco o retrato de mulheres negras, a cultura e a matriz africana, tendo o azul como cor predominante. Desde 2009 está inserida na cena de arte urbana e fundou, junto a outras mulheres, o primeiro coletivo do tipo do Espírito Santo. 

Sobre sua participação no MAMU, Kika diz que “é um trabalho muito complexo de fazer,  os próximos dias são de dedicação ao projeto e capricho para entregar o melhor resultado possível”.

Sobre a obra

“São representações de pipas/papagaios, que eu chamo de brasões. Um projeto que comecei em 2020, que traz a questão da representação familiar, pensando em brasões como um escudo que representa uma determinada família” conta Kika. 

Anúncios

Inicialmente, os brasões foram pensados para serem pipas, que eram distribuídas no antigo atelier da artista, ao pé do Morro da Piedade, em Vitória. Os brinquedos eram produzidos com imagens relacionadas à cultura afro-brasileira, em especial a relação com os orixás. “E assim inserindo esses símbolos que são afastados das crianças negras, através da brincadeira, sem necessariamente instituí-las a rituais, a questão religiosa em si” explica a artista.

Este trabalho também virou pintura em tela e chamou atenção da produção do MAMU – Morro Arte Mural que enxergou sinergia com o projeto no Morro do Papagaio. “Aqui, adicionamos uma camada a mais, tendo em mente a importância da luta pela moradia na comunidade”, finaliza Kika.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios