O ex-jogador da NBA, Dwyane Wade, e sua filha transgênero , Zaya Wade, lançaram o Translatable Project, um projeto para jovens trans e suas famílias, especialmente para pessoas pretas.

Zaya e Dwyane Wade Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images para Netflix

O pai e a filha apresentaram o Translatable em um vídeo do Instagram. A plataforma tem o objetivo de gerar um espaço seguro “para os jovens se expressarem através de uma série de meios criativos” e irá “concentrar-se nas comunidades de cor, centrar os mais marginalizados e enfatizar a importância dos pais e da família”, disse Zaya Wade.

A família Wade teve a sorte de ter recursos para ajudar Zaya em sua jornada, mas nem todos têm acesso a eles, disse Dwyane Wade. “É por isso que é tão importante criar um espaço colaborativo para que as comunidades participem nesta conversa e se expressem livremente. […] Queremos enfatizar que o aprendizado nunca para.” Wade está muito orgulhoso de Zaya, que tem sido sua “maior educadora e inspiração”, segundo ele.

Anúncios

Zaya, que fará 17 anos na próxima semana, se assumiu trans há quatro anos. No ano passado, a família Wade deixou a Flórida, onde Dwyane havia sido uma estrela do Miami Heat, e se mudou para a Califórnia porque a Flórida não era um bom ambiente para pessoas trans e suas famílias, disse ele ao veiculo Associated Press na quinta-feira.

Ele estava em Miami para receber o Catalyst Award da Elevate Prize Foundation. Na cerimônia, ele disse que Zaya era a força motriz por trás do Translatable. “A pergunta foi apresentada a ela como: ‘Se há algo que você deseja que mude nesta comunidade, o que seria?’”, disse ele, de acordo com a AP. “E para ela, isso vai direto para os pais. Vai direto para os adultos. Vai direto para nós. Não são as crianças. Somos nós. E então ela queria criar um espaço que fosse seguro para pais e filhos. Isso é o que Translatable é, e é o bebê dela.”

Anúncios

Via: Advocate


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios