A Funmilayo Afrobeat Orquestra chega ao Sesc 24 de Maio para uma noite de celebração e resistência, destacando o protagonismo feminino e LGBTQIAP+ no gênero musical Afrobeat, no dia 10/5, sexta-feira, às 20h.

Nomeada em honra a Funmilayo Anikulapo Kuti, figura pioneira na luta das mulheres nigerianas por liberdade, direitos civis e justiça social, a orquestra se apresenta como um espaço de resistência política e poética. A banda destaca as contribuições das mulheres que influenciaram o Afrobeat, ressaltando a atuação e trajetória de Fela Kuti, considerado um dos criadores do gênero.
Formada em 2019, a Funmilayo Afrobeat Orquestra é a primeira banda de Afrobeat no mundo composta 100% por pessoas negras fora da África, contando com 11 mulheres e 1 pessoa não binária. O projeto nasceu do incômodo das musicistas Stela Nesrine e Larissa Oliveira diante da falta de representatividade de mulheres negras no cenário do Afrobeat. Desde então, a orquestra tem se destacado, lançando seu primeiro single “NegrAção” e participando do edital Escuta as Minas do Spotify em 2019.
Em 2021, o grupo expandiu suas atividades para o ambiente digital com o projeto FunmilayON, através do Edital PROAC Aldir Blanc, e em 2022, gravou seu primeiro álbum com o apoio do edital RUMOS Itaú Cultural.




Deixe um comentário