O desfile das escolas de samba de 2024 entrou para um dos assuntos mais falados da ultima semana após uma das alas da escola de samba Vai-Vai de São Paulo retratar policiais militares como ”demônios” na ala ‘Sobrevivendo no Inferno’ que faz referencia ao icônico album do grupo de rap nacional Racionais MC’s de 1997.


Após o desfile, varias notas de repudio de entidades militares e políticos vieram a tona contra a escola de samba, algumas inclusive cobrando retratação e pedido de desculpas. No entanto, a mesma instituição não muda em nada sua forma de agir diante de criticas e apontamentos sobre suas falhas e formas de agir em determinadas situações e principalmente com indivíduos pretos e pretas que seguem sendo vitimas de violência policial.
Na mesma semana das ”notas de repudio”, no ultimo sábado (17) um homem negro foi vitima de uma tentativa de agressão por um homem branco em Porto Alegre (RS), no entanto a policia ao invés de prender o agressor, ela prendeu a vitima, ou seja, nem quando o negro e vitima ele é tratado como tal.
Fato é que a policia e uma instituição que assim como a sociedade como um todo reproduz seu racismo de varias formas, e violência e uma delas, usar a força para reprimir e algo que ja faz parte do povo preto brasileiro a mais de 300 anos.
Ao nosso povo nos resta alertar sempre, que se mantenham seguros e longe de quem quem nosso regresso e extinção, pois ate mesmo quando somos a vitima eles podem encontrar uma forma de nos fazer de agressores e portanto culpados.



Deixe um comentário