Investir no desenvolvimento e aprendizado contínuo de seus colaboradores faz parte dos propósitos da Ambev para gerar mais crescimento ao seu ecossistema. Nessa trajetória, a companhia também vem criando oportunidades reais para promover mais diversidade e inclusão no universo cervejeiro.


Exemplo dessa jornada é a história do Charleston Agrícola, de 39 anos. O Sommelier de Cerveja da Ambev é o primeiro homem preto no País a receber a certificação Cicerone – certificado internacional que nivela e capacita profissionais de toda a cadeia cervejeira. Charleston recebeu o segundo de quatro níveis disponíveis na organização e se tornou o décimo primeiro brasileiro a receber o título.
“Alcançar a Certificação Cicerone é uma conquista significativa não só para mim, mas para a companhia e toda indústria de cervejas. Foram semanas de muita dedicação e estudo, mas que me deixaram extremamente orgulhoso. Sou a primeira pessoa preta do Brasil a receber o título. Essa conquista é sinônimo de mais representatividade para o setor”, vibrou Charleston.
O certificado Cicerone, conhecido por sua exigência rigorosa, reconhece profissionais que possuem vasto repertório sobre o universo das cervejas e práticas de serviço. Para receber esse título, Charleston passou por provas teóricas, que abordaram temas importantes desde a produção até o armazenamento do produto, além de testes práticos de degustação, manutenção e serviço da chopeira. Todo esse processo foi realizado em St.Louis, cidade pertencente ao estado do Missouri, nos Estados Unidos.
Charleston é um dos dois professores, junto com a Camila Casavilla, da Academia da Cerveja – escola de conhecimento cervejeiro da Ambev, a terem o certificado. Os aprendizados adquiridos com a certificação poderão ser replicados para seus alunos, fomentando ainda mais o conhecimento sobre o setor cervejeiro.




Deixe um comentário