Resultado de uma collab inédita, a Zerezes e um dos principais nomes da moda brasileira, Suyane Ynaya, lançaram uma nova coleção de oculos de sol na ultima segunda (04) para homenagear a cultura ancestral preta e resgatar uma história que poucos sabem sobre a origem das primeiras lentes ópticas. Com o conceito “Um olhar sobre a história (não contada) da cosmovisão egípcia”, a coleção que tem como carro-chefe o modelo de óculos Afrik, faz também alusão à Deusa egípcia Nut: a mãe dos corpos celestes. Disponível nas cores carbono, tortoise nut, verde uadj e duna, os itens da collab ‘Azul’ além de imperdíveis, têm edição limitada e podem ser adquiridos em todas as lojas da Zerezes e no site oficial da marca.

Foto: Divulgação

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50 milhões de pessoas usam óculos diariamente no Brasil, e este número vai dobrar nos próximos 20 anos pela exposição excessiva à luz azul (celular, tablet, televisão). Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum problema de visão.

“As lentes óticas ampliaram as possibilidades da nossa visão, mas o que muitas pessoas não sabem é que elas foram desenvolvidas pelos egípcios antigos e mesopotâmios e é justamente essa a proposta da collab, evidenciar a criação das primeiras lentes feitas por um povo preto. E nada melhor do que essa referência na moda e na cultura negra que é Suyane Ynaya para representar essa nova coleção”, declara Hugo Galindo, fundador da Zerezes.

Anúncios

Editora de moda da revista Elle, stylist, diretora criativa e co-fundadora do coletivo MOOC ( wearemooc) que destaca o olhar do jovem negro na publicidade, e mãe de dois filhos, Suyane tem como principal foco a luta por enaltecer o povo negro. Escolada no conceito de “sevirologia” – a arte de se virar com o que se tem, Suyane representa também a força e esperança das mulheres negras e chegou para dar voz e representatividade à elas. Da periferia paulistana para o mundo da moda, já fez trabalhos para Dazed, Vogue, Harper’s Bazaar, Afro punk, I-D e um editorial para a revista Glamour com apenas R$ 150,00. “Acredito que chamar essa coleção de Azul fala muito sobre a criação dessa cor e como criamos hoje. Até hoje os cientistas não conseguem descrever com força como os egípcios criaram uma cor que durasse tantos milhões de anos assim”, afirma Suyane.

Disponível nas cores carbono, tortoise nut, verde uadj e duna, conforme fotos abaixo, os óculos de Sol Afrik vem ainda acompanhado de uma linda caixa e uma flanela Azul Celeste em referência à Deusa Nut.

Anúncios

A campanha “Um olhar sobre a história (não contada) da cosmovisão egípcia”, pode ser conferida no canal oficial da Zerezes no Instagram: @zerezes.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios