O Mover (Movimento pela Equidade Racial) apresenta mudanças em sua diretoria. Natália Paiva acaba de assumir como nova diretora executiva, substituindo Marina Peixoto, que estava à frente da organização desde o lançamento, há dois anos.

Natalia Paiva Foto: Wanezza Soares

Com mais de 15 anos de experiência em gestão estratégica, tanto no setor privado como no público e social, Natália tem como meta acelerar a jornada de inclusão e equidade racial de pessoas negras em cargos de liderança. Marina Peixoto ficará responsável por desenhar o Conselho Consultivo do Mover a ser aprovado em Assembleia Geral, para vigorar a partir de 2024.

Eduardo Santos, presidente do Conselho do Mover, explica que a mudança atende a um momento de solidez. De acordo com o executivo, o Conselho Deliberativo, junto aos CEOs que representam as 49 empresas associadas, está confiante: “Acreditamos ter encontrado na Natália as habilidades necessárias para liderar o Movimento a partir de agora. Ela assume a posição para que o Mover siga avançando ainda mais na construção de lideranças nas empresas, garantindo o alcance das metas de 10 mil posições de lideranças negras e 3 milhões de oportunidades por meio de conscientização, capacitação, empreendedorismo e empregabilidade até 2030”.

Com MBA pela IE Business School, Natália tem experiência em cargos de liderança no setor privado e no terceiro setor de alto impacto. Foi chefe de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina, consultora da McKinsey & Company para o setor público e social e Diretora-Executiva da ONG Transparência Brasil. Também vivenciou o empreendedorismo ao fundar a Alandar Consultoria, com foco em políticas públicas e tecnologia, e é membro do conselho consultivo de segurança da Teleperformance. 

Anúncios

“Esse é um espaço único para provocar mudanças no setor privado e transformar a cara da liderança corporativa do país. Acredito que o Mover tem um potencial gigante e estou confiante e entusiasmada em me juntar a um time forte para acelerar cada vez mais essa jornada, articulando diversos atores da sociedade para provocar mudanças sistêmicas e irreversíveis”, afirma.

Para Santos, a chegada de Natália também atende, em especial, a um desejo presente desde a fundação, de que o Movimento reflita o que se propõe a fazer ao dar autonomia, capacidade de execução e de tomada de decisão a pessoas negras. “A diretoria executiva tem capacidade de gerar um impacto expressivo na sociedade. Temos certeza de que trilhará um caminho de muito sucesso. Assim como Marina, que concebeu o Movimento conosco e continuará no nosso ecossistema gerando transformação e conexões para o Mover”, conclui.

Anúncios

A expectativa é a de que a criação de um Conselho Consultivo – integrado por diversas vozes da sociedade civil e presidido por Marina Peixoto – mantenha fortalecido os princípios pelo qual o Mover se fundou, somando as perspectivas sociais e corporativas para trazer ainda mais diversidade racial, cognitiva e geográfica, proporcionando maior representação nas tomadas de decisão.

“Nos colocarmos como um Movimento perante a sociedade, especialmente em uma pauta tão importante como a equidade racial dentro das empresas, foi um desafio enorme. Foram centenas de escutas, trocas e aprendizados, nestes dois anos de existência do Mover, para que hoje possamos chegar em 2023 com o que já construímos até aqui. Agora, tenho um novo papel a cumprir e seguirei fortemente o meu propósito de tornar o Mover uma ponte entre a sociedade civil, o mundo corporativo e, principalmente, na luta antirracista e pela equidade racial”, reforça Marina. 

Anúncios

Desde que foi fundado, em 2021, a organização contou com o Conselho Deliberativo na validação de novos associados e no acompanhamento dos planos traçados por cada companhia, a fim de garantir que estão sendo desenvolvidos e suas metas atingidas. Entre os seis CEOs e membros da sociedade civil que o compõem, estão o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e Nina Silva, CEO do Movimento Black Money.

“O Mover fica mais qualificado e pronto para enfrentar seus velhos e novos desafios com a chegada de Natália Paiva. Profissional de elevada performance, preparada e treinada para situações de alta complexidade, seguramente entregará os resultados além das necessidades e expectativas de todo nosso time”, comenta José Vicente, desejando boas-vindas à nova diretora.

Anúncios

Há dois anos, o Mover tem promovido diversas iniciativas e entre as ações já implantadas estão programas de formação de Liderança, Conscientização e Capacitação e Empregabilidade; os três pilares que estruturam o Movimento. Ao todo, 300 colaboradores participaram da formação de líderes; mais de R$ 4 milhões foram investidos em projetos de organizações negras sem fins lucrativos e 50 mil bolsas de estudos oferecidas, sendo 34 mil em cursos de inglês. Em breve, será lançada uma plataforma de match entre candidatos negros e recrutadores e um portal que congrega empreendedores negros aptos a fornecer para grandes empresas.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios