A cada dia mais é falado sobre a importância da representatividade e da cultura afro. Com isso, ao perceber o desejo de João Miguel (na época 5 anos) é que nasceu o projeto. Durante uma das turnês da CHAP pelo Brasil, evidenciando a necessidade de espaços celebrativos voltados para as crianças. A indagação foi simples e direta:
– Tio Fogaça, por que você não faz uma roda de samba só para as crianças?
– Vai se chamar Samba do Pererê!


O diretor musical Luciano Fogaça e a diretora artística Giselle Motta, assim como toda a equipe abraçaram a ideia. Fogaça, que é “cria” do Morro do Pinto e tem uma extensa carreira musical, fala sobre a importância do espetáculo composto por um elenco majoritariamente negro e a importância de destacar a cultura afro na infância.
“O Brasil tem mais gente preta e parda do que brancos, porém, não em posições de destaque e liderança. Dentro do morro todo mundo é igual. Joga bola bem, cantamos e tocamos bem, nos divertimos bem! O problema é quando estamos fora dele, onde descobrimos que temos que conquistar esses espaços que já eram nossos, mas agora ocupados por pessoas brancas. O Samba do Pererê é o morro, a periferia do lado de fora, onde todos somos protagonistas e pertencentes a um espaço que sempre foi nosso! As crianças querem ser o Pererê, a Baratinha, o Trombonista que também é cantor, o Cantor que faz o tambor falar, o multiinstrumentista que toca mais instrumentos do que a quantidade de dedos da mão, a diretora que brinca, dança e convoca pra roda! As crianças querem ser como aqueles artistas pretos do Samba do Pererê” explica Fogaça.
Samba do Pererê é um espetáculo que contribui para a formação cultural das crianças, pois é todo alicerçado na cultura popular, nas brincadeiras de rua e no samba que é patrimônio cultural.
Trata-se de um projeto afro referenciado realizado por artistas negros, oriundos das periferias.
Sinopse
Era só o sol raiar, os pássaros começarem a cantar, para as crianças se reunirem na rua pra brincar! Porém, um certo dia, acontece uma grande bagunça, nem a brincadeira eles conseguem escolher, de pronto percebem que isso é coisa do Pererê! Pra resolver esse mistério, resolvem falar com os mais velhos, e a jornada fica cada vez mais emocionante, pra decifrar esse mistério, passam pela roda de jongo, pela samba de roda, pelo samba de partido alto, até pelos grandes festivais!

Samba do Pererê é um espetáculo musical e apresenta uma roda de samba dedicada às crianças! Seu repertório é composto por brincadeiras e músicas da cultura popular brasileira com uma linguagem dedicada a infância.
Na estrutura de Show-Cênico-Musical artistas polifônicos que se reúnem nessa divertida apresentação convocam o público, durante 50 minutos, a embarcarem no universo lúdico e criativo que se estabelecem a partir das brincadeiras, músicas autorais e do cancioneiro popular infantil.
Alguns personagens infantis que estão em nosso imaginário ganham protagonismo para convidar as crianças a embarcarem nessa roda de samba.
O espetáculo patrocinado pelo FOCA- Programa de Fomento Carioca – da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretária Municipal de Cultura, contribui para a formação cultural das crianças, pois é todo alicerçado na cultura popular, nas brincadeiras de rua e no samba que é patrimônio cultural.
“Samba do Pererê” é mais um projeto da CHAP que se dedica a enaltecer a cultura popular brasileira, lançou o seu EP, com músicas autorais que se encontra no Spotify.



Deixe um comentário