“Como decolonizar o mundo e o sistema?” essa pergunta é o ponto de partida do novo projeto da multi premiada cineasta brasileira Sabrina Fidalgo (“Rainha” e “Alfazema”), que assina a direção ao lado do renomado fotógrafo suíço de streetstyle Yvan Rodic, também conhecido como “Facehunter”. “Time to Change”, longa documentário que começou a ser gravado na última semana, investiga como o privilégio branco ainda molda todos os aspectos das sociedades ao redor do mundo, inclusive e sobretudo, no Brasil.

Sabrina Fidalgo e Yvan Rodic Foto: Reprodução

Partindo do ponto de vista das jornadas paralelas de uma mulher afro-brasileira e cineasta, Sabrina, e de um fotógrafo suíço e branco, Yvan, o filme abordará questões incômodas sobre a “mentalidade colonial” que permeia diferentes contextos, através da fala de grandes agentes de mudança internacionais.

“Acredito que esse filme terá a missão de reeducar ou deseducar, dependendo do ponto de vista das pessoas para que elas tenham consciência do status quo. Se a gente não entender o nosso passado, vamos continuar repetindo a mesma história nefasta de um projeto colonial de destruição por mais 600 anos, o que seria insustentável tanto no que tange a humanidade como a natureza.” aponta Sabrina.

Anúncios

Com produção da Gullane em coprodução com a Fidalgo Produções e em associação com Yvan Rodic Media, coproduzido com a Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil, com apoio Fundação Ford e distribuição da Gullane, o documentário, também produzido por Caio Gullane, Fabiano Gullane e André Novis, em associação com Sabrina Fidalgo e Yvan Rodic, tem previsão de estreia nos cinemas em 2024.

Sinopse

A viagem interior e exterior de um fotógrafo branco suíço e de uma cineasta afro-brasileira que enfrentam questões incómodas sobre a “mentalidade colonial” que ainda molda a maioria das interações em todo o mundo.


Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios