Com sete mulheres negras no comando, a Indique, consultoria independente e especializada em conectar – e desenvolver – a comunidade étnico-racial ao mercado de trabalho, anuncia a abertura do seu novo escritório em São Paulo, na região entre Pinheiros e Perdizes. O crescimento é resultado do potencial criativo do time que, nos próximos meses, lançará junto a marcas globais projetos que prometem gerar um impacto positivo na forma com que as empresas desenvolvem programas de diversidade, equidade e inclusão, indo desde programas de estágio à iniciativas sobre comunicação.


Hoje, a Indique atua em duas frentes: a comunidade Indique Uma Preta e a consultoria Indique: a primeira visa criar e manter um espaço de acolhimento, conhecimento e empregabilidade para a população negra brasileira. A ideia é conectar e desenvolver mulheres negras, com foco em capacitação, geração de oportunidades de emprego e trocas de conhecimento. Já a consultoria é especializada em diversidade e inclusão racial, e tem como objetivo criar pontes entre o mercado e as pessoas negras através de processos de recrutamento e seleção, workshops de carreira, pesquisa e consultoria, entre outros. A meta, aqui, é minimizar o impacto das desigualdades para a população negra proporcionando soluções efetivas para que as empresas construam ambientes de trabalho mais plurais e com potencial de mudanças reais.
“Hoje, além de continuar com a capacitação de mulheres, agora buscamos atingir todos os profissionais negros, além de termos ajustado e ampliado nossa gama de serviços”, diz Daniele Mattos, sócia e fundadora da empresa. No novo escopo, a Indique atua como consultoria de comunicação e diversidade, hunting de vagas e processo seletivo, realiza workshop para carreira e lideranças, desenvolve metodologias e estratégias de sensibilização, conscientização e ação, entre outros.
Para Amanda Abreu, sócia, a Indique está redemocratizando o mercado de trabalho. “Já indicamos mais de 500 profissionais negros e capacitamos mais de 750 pessoas em poucos anos de atuação. É importante ressaltar o impacto causado: estamos levando essas pessoas para lugares onde elas não seriam vistas de outra forma, por conta de como a sociedade é construída hoje. Estamos ajudando a transformar esse cenário não só no Brasil, mas no mundo também”, diz.

“Nossa intenção é provocar o mercado para que as empresas se movimentem e tenham iniciativas que possam, de fato, impactar a vida da comunidade negra, e fazer uma diferença. Fizemos uma pesquisa em 2020 com a BOX1824 sobre potências invisíveis, e outra em 2022 sobre raça e mercado de trabalho. Queremos trazer insumos para a discussão, e fomentar ambientes profissionais mais democráticos”, afirma Verônica Dudiman, sócia da Indique. Em 2023, a consultoria lançará uma nova pesquisa, desta vez focada no papel da liderança.
Expandindo horizontes
Esse ano, a sócia Verônica Dudiman foi selecionada para participar do Programa de Bolsas de Estudo da Iniciativa para Jovens Líderes das Américas (em inglês, YLAI 2023 – Young Leaders of the Americas Initiative), patrocinada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (em inglês, U.S. Department of State), que leva jovens líderes de diferentes regiões das Américas para o Estados Unidos, visando expandir suas habilidades de liderança e empreendedorismo. Em 2023, foram selecionados 280 jovens entre mais de 1.800 inscritos de 27 países – 22 brasileiros entre eles.
Em outra frente, Dani Mattos será embaixadora do Cannes Day: Diversity Collective, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2023. O coletivo surgiu em 2017 devido à conversa contínua sobre a falta de diversidade na indústria de publicidade e marketing, criando a oportunidade de pessoas diversas serem representadas no evento internacional. O maior objetivo é transformar a indústria publicitária – o espaço que controla as imagens de como vemos a condição humana – em um espaço inclusivo. Dani será a única embaixadora brasileira do grupo.



Deixe um comentário