Novidades

Autores negros são valorizados em livro e edital Prêmio Solano Trindade

SP Escola de Teatro celebra nova geração de dramaturgos negros e lança novo edital do Prêmio Solano Trindade.

Três peças de teatro inéditas e escritas por jovens autores negros brasileiros são foco da primeira edição do livro Prêmio Solano Trindade – Coletânea Jovens Dramaturgos Negros 2020. A obra foi lançada em live nesta ultima quinta (9), às 20h, no canal da SP Escola de Teatro no YouTube pelo selo Lucias da instituição. A ação é feita pela SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). Na mesma noite, será lançado o edital da segunda edição do Prêmio Solano Trindade, com publicação de três novos autores negros prevista para 2022.

Anúncios

Participam da live os autores das peças selecionadas: Guerras Urbanas, de Camila de Oliveira Farias, do Rio de Janeiro; Como Criar para um Corpo Negro sem Órgãos?, de Lucas Moura, de São Paulo; e Medeia Homem, de Robinson Oliveira, do Rio Grande do Sul. Também estarão no bate-papo a comissão avaliadora, formada pela dramaturga e diretora Luh Maza, o bibliotecário Ueliton Alves, o jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado e a coordenadora de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Marici Salomão; além do diretor executivo da SP Escola de Teatro e da Adaap, Ivam Cabral.

É preciso dar visibilidade a discursos negros no teatro brasileiro. O Prêmio Solano Trindade responde de forma concreta a essa demanda social, publicando histórias negras contadas por representantes desta população, majoritária em nosso país”, afirma Arcanjo.

PRÊMIO SOLANO TRINDADE

O Prêmio Solano Trindade é uma ação da Adaap e SP Escola de Teatro para valorização do teatro negro contemporâneo e homenageia o ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil, deixando um legado às novas gerações.

Solano Trindade Foto: Reprodução
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: