No ultimo dia 10 de abril, foi ao ar o segundo episódio de “Como Fazer?”, websérie com foco na primeira infância, abordando conteúdos relacionados à africanidade. Criada pelo Alfabantu, coletivo que atua na área de educação e tecnologia que fomenta o diálogo entre Brasil e África por meio da língua portuguesa, os vídeos ficam disponíveis no canal do Youtube e site.

Priscila Obaci e Odara Dèlé Foto: : Joyce Prado (Oxalá Produções)

“Nossa proposta é pautar a infância como etapa que possibilita às crianças construírem memórias afetivas e socioculturais importantes para sua formação, além de oferecer subsídios para pais, educadores e todos os interessados”, declara Odara Dèlé.

Com vídeos que variam de 25 a 30 minutos, s segundo episódio conta com a participação de Priscila Obaci respondendo uma pergunta importante aos pais: Como inserir a consciência corporal desde a primeira infância? A atriz, dançarina, poeta e bacharel em Comunicação das Artes do Corpo é uma das grandes referências no assunto de dança materna, que se tornou uma possibilidade de conexão entre o ventre e o mundo a partir desse templo sagrado chamado corpo.

Anúncios

“Como fazer para discutir diversidade sexual desde a primeira infância?” é o tema abordado por Elania Francisca, Consultora em Sexualidade Infantojuvenil. Por fim, Jairo Pereira, cantor, compositor, ator e poeta, traz a tona o tema de paternidade preta, como inseri-la de forma mais saudável desde a primeira infância.

A proposta da websérie começou antes mesmo da pandemia da Covid-19, mas foi antecipada com o crescimento por busca de conteúdos educacionais online durante o período de isolamento social. O objetivo é dialogar e refletir sobre a primeira infância de maneira de que diferentes públicos possam acessar, compartilhar e repostar.

A primeira temporada foi lançada ainda no primeiro semestre, com seis episódios e convidados especiais, entre eles, Sidnei Barreto, Luciana Braga e Pedro Hartung, com temas como consumismo na infância e depressão precoce.

O primeiro episódio desta temporada teve Karimá Serene, instrutora do coletivo Rekhet Yoga ao lado de FurahaImani. Na entrevista, ela explicou sobre os benefícios e importância da Yoga Kemetic, uma prática ancestral africana que trata de desequilíbrios internos como depressão, transtornos alimentares, enfraquecimento do sistema imunológico entre outros.

Anúncios

Descubra mais sobre Cultura Preta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Anúncios