Morre bailarino e coreógrafo Ismael Ivo aos 66 anos

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo morreu na noite desta quinta-feira (8), aos 66 anos, por complicações da Covid-19, informou sua assessoria. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ismael Ivo se notabilizou após atuar por mais de três décadas na Europa. Em 2017, assumiu a direção do Balé da Cidade de São Paulo.

Ismael Ivo Foto: Reprodução
Anúncios

A assessoria informou que o artista estava internado havia um mês e chegou a ser intubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda de acordo com a assessoria, Ivo melhorou e foi para um quarto mas o quadro acabou piorando na última madrugada.

De origem humilde e filho de mãe solteira, Ismael se interessou pela dança desde a adolescência, no programa Conversa com Bial,  Ivo contou como foi o começo da sua carreira, como foi ser morador da periferia de São Paulo e precisar se deslocar para áreas nobres da cidade e como ele teve as portas abertas para a carreira internacional.

Em outro trecho da conversa com o apresentador, ele fala sobre a descoberta da sua experiência corporal ainda criança, relembra o espetáculo “Delírio de Infância” e fala sobre a desigualdade do Brasil e o que chama de sua “fome de vencer”.

Ismael Ivo Foto: Reprodução
Anúncios

Ele fez carreira no Brasil e no exterior, trabalhou com grandes coreógrafos como a alemã Pina Bausch, o coreógrafo norte-americano William Forsythe e com a performer sérvia Marina Abramović. Ele foi diretor da Bienal de Veneza e o primeiro negro e estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão, em Weimar. Entre Estados Unidos e Europa, viveu fora do Brasil durante 33 anos.

Depois de um convite da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, mudou-se de Berlim para São Paulo em 2017 para dirigir o Balé da Cidade de São Paulo, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo.

Via: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.